Rádios RBV

Menu

Jorginho Mello viaja para acompanhar situação em Quilombo

Prefeitura contabilizará os danos registrados ao patrimônio público para elaborar os projetos de reconstrução

Fonte:
sc.gov.br

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, foi neste sábado, 4, ao município de Quilombo, no Oeste catarinense, após às fortes chuvas que atingiram a cidade neste feriado. A cidade teve ocorrências com enchentes após registrar 126 mm de chuva em menos de 24h, levando também a um risco muito alto de deslizamentos.

“O estado como um todo foi muito afetado. Quando você apenas lembra que a barragem de José Boiteux verteu, ela que nunca tinha vertido na sua história, então foi uma enchente grande e que trouxe muitos prejuízos. Agora no Oeste, principalmente, foram deslizamentos. Estou aqui para conversar com o prefeito e vou conversar com outros da região. Vamos ver no que precisa de ajuda e o Estado vai ajudar”, disse o governador, que se deslocou para o local logo após participar do evento Marcha para Jesus em Florianópolis.

Apesar dos estragos, o município de Quilombo não precisou abrir abrigos. Agora a prefeitura contabilizará os danos registrados ao patrimônio público para elaborar os projetos de reconstrução.

- Publicidade -

“A presença do governador é aquele estímulo que queremos passar para a sociedade como um todo, de que é momento de juntar forças para sairmos desse episódio muito mais fortes”, disse o prefeito da cidade, Silvano de Pariz.

Por conta das chuvas registradas em outubro – e agora também nos primeiros dias de novembro -, o Governo de Santa Catarina lançou um pacote com 18 ações de apoio para ajudar as famílias a reconstruírem seus lares e empreendedores a retomarem seus negócios o mais rápido possível. Os prejuízos com o excesso de chuva foram significativos no setor privado.

“A nossa secretaria de agricultura está fazendo um levantamento em todo o estado e, para o setor, o prejuízo já passa de R$ 2 bilhões. Por isso estamos desenvolvendo programas de apoio para os produtores rurais. Eu sempre digo. Santa Catarina é o último estado que entra em uma crise e o primeiro a sair sempre, pela qualidade das pessoas que moram aqui”, disse Jorgingo Mello.

De acordo com o último boletim divulgado pelo Grupo de Ações Coordenadas, órgão que integra todo governo estadual na resposta às chuvas, 161 municípios registraram ocorrências, dos quais 149 decretaram situação de emergência e quatro deles atingiram estado de calamidade pública por conta dos estragos. O número representa mais de 50% dos 295 municípios com prejuízos significativos causados pelas cheias.

“Quero fazer junto com a Fecam um grande mutirão de limpeza de córregos, de bueiros, de dragagens. Vamos fazer um grande programa: o Proteção Levada a Sério. Proteger primeiro”, disse o governador, lembrando da importância do esforço de prevenção para proteger as pessoas.

Monitoramento Meteorológico

O domingo, 5, vai iniciando com tempo firme e formação de nevoeiros pelo estado, principalmente no Grande Oeste. As temperaturas oscilam de 3 a 6°C entre o Meio-Oeste e planaltos e apresentam valores próximos de 0°C no pontos mais altos da Serra. Nessas áreas pode haver formação de geadas. No Oeste e Vale do Itajaí as temperaturas estão entre 7 e 11°C e entre 11 e 16°C na faixa litorânea.

O tempo firme e o sol predominam ao longo do dia em todo o estado e não há riscos para ocorrências meteorológicas. Há risco moderado a alto apenas para agitação marítima, principalmente entre o Litoral Sul e da Grande Florianópolis.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina com novo período de chuva

A previsão do tempo para Santa Catarina apresenta que...

Entenda um pouco mais sobre a leptospirose

O segundo óbito por leptospirose relacionado às enchentes no...

PM realiza a Operação Maio Amarelo para conscientização no trânsito

Com o tema “Paz no Trânsito Começa por Você”,...

Governo avalia vetar taxação de compras internacionais

Em declaração feita nesta quinta-feira (23), Governo avalia vetar...

Evento conscientiza sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes

O Clube de Convivência da Terceira Idade em Macieira...

Mais Lidas da semana

Carro capota no interior de Rio das Antas

Os Bombeiros Militares de Rio das Antas atenderam na...

Incêndio atinge casa em Videira

Um incêndio atingiu casa em Videira, na segunda-feira (13),...

Produto químico causa transtornos em escola de Caçador

Um incidente com produto químico causou transtornos na Escola...

Polícia prende homem foragido da justiça em Videira

Polícia prendeu homem foragido da justiça em Videira na...

Novo acidente com vítima na SC-355 em Videira

O domingo (19) começou com o registro de mais...

Outros Tópicos Interessantes