Mais Vida: o trabalho do Engenheiro Agrônomo

O trabalho do Engenheiro Agrônomo, que comemora o seu dia em 12 de outubro, é fundamental para o desenvolvimento de atividades como a fruticultura

Uma super novidade estreia aqui no RBV Notícias! O Mais Vida, uma parceria do Laboratórios AMIGOVIDA com a RBV Rádios, trará uma vez por mês uma reportagem especial. Maribel Gaio, Gestora e Responsável Técnica do AMIGOVIDA Laboratórios, que trabalha com análises laboratoriais clínicas, ambientais e veterinárias, explica que a intenção do quadro Mais Vida é fomentar a saúde única, que significa cuidar da vida humana, animal e ambiental da sociedade em que estamos inseridos.

E a primeira edição do Mais Vida homenageia e fala da importância da assistência técnica prestada pelo Engenheiro Agrônomo, que em 12 de outubro o seu dia. Além de potencializar as capacidades de produção da agricultura no planeta, o engenheiro agrônomo auxilia no planejamento e execução das atividades agropecuárias.

O trabalho do Engenheiro Agrônomo

Quem compra uma fruta bonita e saborosa talvez nem imagine o trabalho, o investimento e a tecnologia necessários para o cultivo. O produtor Ailton Grando, morador da comunidade de São José no município de Videira, trabalha na fruticultura desde 1994. Hoje são mais de 10 hectares plantados entre entre pêssego, ameixa, uva e maçã. Grando explica que muito trabalho foi necessário para proteger a safra que tem uma expectativa de colher em torno de 250 toneladas de frutas.

Grando defende ainda que o manejo, a adubação e o tratamento adequados, além da aspersão para controle de geada e cobertura contra o granizo são investimentos indispensáveis para garantir uma boa safra. Entretanto, mesmo com toda a tecnologia e informação disponíveis, a orientação de um profissional como o Engenheiro Agrônomo é fundamental.

Foto: Fruticultor Ailton Grando recebe assistência técnica do Engenheiro Agrônomo Edson Fontana da Coopervil
Foto: Fruticultor Ailton Grando recebe assistência técnica do Engenheiro Agrônomo Edson Fontana da Coopervil

Desta forma o Engenheiro Agrônomo da Coopervil, Edson Fontana acredita que o profissional é um corresponsável pelo trabalho do produtor. Contudo as particularidades e a diversidade de frutas cultivadas no Vale do Rio do Peixe, além da assistência técnica, exigem serviços como análises laboratoriais de solo e de água, explica Edson.

Assim sendo, tecnologia aliada à orientação do Engenheiro Agrônomo e o trabalho do produtor proporciona economia, potencializa o lucro e gera segurança ao consumidor. Todavia essa força só é possível graças ao conhecimento e à experiência divididas entre os profissionais, como é o caso das cooperativas.

ASSISTA A REPORTAGEM NO YOUTUBE E SAIBA MAIS

Fonte: RBV Notícias


O AMIGOVIDA Ambiental realiza o controle físico-químico e microbiológico em água, solo, efluentes, alimentos e matérias em geral. Rua Coronel Fagundes, 89, Videira, Santa Catarina.

Clique aqui, acesse o site e conheça o AMIGOVIDA Análises Ambientais

WhatsApp: (49) 98503-1255

Facebook: @amigovidaambiental

Instagram: @amigovidaambiental

Telefone:  (49) 3533-0194


Receba diariamente em seu smartphone notícias do Meio Oeste de Santa Catarina, do estado, do Brasil e do mundo. Salve portanto em seus contatos o WhatsApp do RBV Notícias e envie uma mensagem: (49) 99129-4258.

Assim, com o RBV Notícias você fica sabendo das informações em destaque nas cidades de Caçador, Videira, Tangará, Capinzal e de quase 50 municípios em toda a região do Alto Vale do Rio do Peixe.

O RBV Notícias vai ao ar de segunda a sexta-feira pelas Rádios Barriga Verde, Tangará, Videira, Vitória, Rádio V e Caçanjurê. Também transmitimos ao vivo em vídeo pelo canal no YouTube e página no Facebook. Ou então, para mais informações continue navegando pelo Portal RBV.