Menu

Moção de Aplauso a Policial Militar de Tangará é aprovado pelos Vereadores

Nesta segunda-feira (20) os Vereadores da atual legislatura de Tangará estiveram reunidos em sessão ordinária sob a presidência de Valdacir Antonio Andres.

Fonte:
Jornalismo Rádio Tangará

Nesta segunda-feira (20) os Vereadores da atual legislatura de Tangará estiveram reunidos em sessão ordinária sob a presidência de Valdacir Antonio Andres.
 
Inicialmente foi empossado o suplente Fernando José de Souza (REPUBLICANOS) para ocupar a vaga de vereador titular pelo período de 30 dias devido a licença da Vereadora Maria Miria Rambo da Silva.
 
Ofícios: Houve ofício proveniente do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC) na qual manifesta parecer prévio favorável à prestação de contas referente ao exercício de 2022 do Prefeito de Tangará, Aldair Biasiolo. Mesmo com ressalvas específicas a orientação do tribunal aos vereadores é pela aprovação das contas do gestor público municipal.  
 
Por parte da Secretária de Educação, Luciana F. dos Santos, informa que já atendeu as dúvidas dos professores da Escola Municipal Crescer e Aprender nos dias 18 e 20 de outubro, na qual até o Vereador Andrey Alberti esteve presente. Com relação as matrículas e rematrículas destaca que causa estranheza pois, em nenhum momento foi solicitada ou procurada por pais do Município para sanar dúvidas ou prestar esclarecimentos.
 
Projetos: O Executivo Municipal apresentou para deliberação o Projeto de Lei (PL) nº 072, que autoriza o Município a celebrar acordo judicial com Transportes Hack & Slongo e Vanderlei Slongo para parcelamento de dívidas em 48 parcelas.
 
Também foi apresentado PL nº 071 que autoriza o Poder Executivo alienar imóveis para fim habitacional, ligado ao programa “Minha Casa, Minha Vida”.  Ainda o Executivo requereu a retirada do Projeto de lei Complementar (PLC) nº 068 que criava cargo de Técnico de RX.
 
Comissões: Os referidos projetos apresentados foram encaminhados pela presidência  às comissões pertinentes. Enquanto, foram proferidos os pareceres favoráveis aos projetos de leis nº 067, nº 069 e nº 070 que foram incluídos na ordem do dia. O Presidente ainda encaminhou o relatório da prestação de contas de 2022 do Prefeito de Tangará para a Comissão de Finanças e Orçamentos e Fiscalização Financeira para o devido parecer.
 
Ordem do Dia: Em plenário os Vereadores apreciaram os as seguintes matérias:
– Única discussão e votação da Moção de Aplauso em reconhecimento ao trabalho prestado pelo 2º Sargento, Robinson José Veroneze, Comandante da Polícia Militar de Tangará. A homenagem foi proposta pela Vereadora Maria Miria Rambo da Silva. 
 
– 1ª discussão e votação do Projeto de Lei (PL) nº 067, que autoriza cessão de uso de veiculo para a Polícia Militar destinado ao serviço de policiamento ostensivo motorizado no Município. 
 
– 1ª discussão e votação do Projeto de Lei (PL) nº 069, que autoriza concessão de uso de bem móvel, no caso uso de um aparelho de ultrassom.
 
– 1ª discussão e votação do Projeto de Lei (PL) nº 070, que  dispõe sobre a concessão de uso de local público para instalação de letreiro digital na Av. Irmãos Piccoli, próximo ao Ponto Táxi, no canteiro central da rotatória.
 
O Vereador Roberto Rampon em manifestação verbal justifica que foi contrário a matéria no ano anterior, acreditando que deveria ser ofertada a oportunidade de uso a mais de uma empresa e, como nem o Executivo e os colegas vereadores aceitaram a idéia sugerida irá votar favorável desta vez, para que seja usado o letreiro visto que até o momento não esta sendo utilizado.
 
O autor do projeto, Vereador Andrey Alberti, reforçou pedido de apoio para aprovação dos nobres colegas.
 
A Moção e os demais projetos foram aprovados, de forma unânime, pelos vereadores de Tangará.
 
Palavra Livre: O Vereador Marcio Antonio Meyer pede encaminhamento de ofício ao setor responsável para informar o valor pago até o presente momento e quanto resta a pagar da obra de asfaltamento do acesso ao Museu da Vitivinicultura em Linha Leaozinho de Tangará. Ele quer saber o motivo da obra estar paralisada se, pelo cronograma já estaria concluída.
 
O Vereador Roberto Rampon pede que seja direcionado ofício a Secretaria Municipal de Obras e a Defesa Civil de Tangará parabenizando os servidores que na sexta-feira à tarde e sábado prestaram serviços nas estradas do interior do Município mesmo com o nível da água sob as pontes. O vereador comenta que esteve acompanhado os trabalhos e merecem este reconhecimento pela disposição em auxiliar na desobstrução das vias e fluir o tráfego de veículos.
 
Comenta que encaminhou ofício a Secretaria de Educação no ano anterior pedindo para ressarcir os empresários do transporte escolar quando do cancelamento das aulas devido as enchentes que atingiram o Município. Os mesmos arcaram com pagamento dos motoristas, sem repasse do Executivo. Ainda informa que houve licitação no final do ano de 2022, por surpresa, foram convidadas empresas  de outros Municípios, porém foram rompidos contratos de certas linhas de transporte.   Roberto pede esclarecimentos sobre as situações ao Executivo, visto que os empresários têm cobrado apoio dos vereadores a respeito.  
 
O Vereador Andrey Alberti pede ofício à CELESC sobre a Rua 3 de Outubro onde houve deslizamento em razão das recentes chuvas e há necessidade de cientificar sobre um poste que esta pendendo a cair. Ao DETRANTAG solicita  repinturas das faixas de trânsito brancas e amarelas localizadas nas ruas do centro e do Bairro Novo Horizonte.  E finaliza, pedindo à Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) para vistoria e suporte na entrada da área urbana na SC-135, em que houve desmoronamento de barreiras próximo as localidade de 2 pontes. A medida é importante devido ao grande tráfego de veículos pesados no trecho, além de pedestres e funcionários da Valpasa.
 
O Vereador estreante da sessão,  Fernando José de Souza, também se manifestou e aproveitou a oportunidade para agradecer aos familiares presentes na Câmara, servidores e e vereadores pela receptividade, além do Sargento Peters dos Bombeiros de Tangará que prestigiou sua posse, também fez agradecimento especial a sua esposa e a vereadora Maria Miria pela oportunidade em assumir, momentaneamente, a titularidade de vereador.  Acredita ser a chance de mostrar um pouco do seu trabalho, fortalecer o partido e julga que é uma forma de demonstrar que a união faz a diferença na política e na sociedade. “ Temos que pensar pelo povo de Tangará e não por si só,” finaliza Fernando.
 
O Vereador/Presidente, Valdacir Antonio Andres, saudou a chegada na Câmara do Fernando José de Souza, saudou a sua esposa Luci, familiares e o Sargento Peters dos Bombeiros. Enalteceu também os servidores de Tangará que estão se doando no enfrentamento desta catástrofe climática que afeta o Município. Também destaca a valorosa participação das corporações como Corpo de Bombeiros e Defesa Civil que auxiliam as pessoas com segurança nesta situação crítica. Parabenizou a Vereadora Maria Miria, presente no plenário, pela atitude de ceder espaço ao suplente de seu partido. Acredita que é assim que se constrói, trazendo as pessoas para responsabilidade e que os vereadores faça a sua parte neste processo construtivo de uma sociedade melhor.
 
A sessão encerrou com o comunicado da próxima reunião ordinária agendada para 27 de novembro, às 19h.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Outros Tópicos Interessantes

Últimas Notícias

Carro com placas de Caçador se envolve em acidente fatal

Carro com placas de Caçador se envolve em acidente...

IFC e Superação brilham na Olimpíada Estudantil de Videira

A Olimpíada Estudantil de Videira 2024 (Olivide) teve seus...

Avisos do Departamento de Licitações de Tangará 10 – 05 – 2024

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de LicitaçãoProcesso...

Prefeitura de SC exige exame toxicológico e capacidade mental para nomear secretários

Prefeitura de SC exige exame toxicológico e capacidade mental...

Veja como vai funcionar o SPVAT, seguro obrigatório para veículos

O Senado aprovou, na última quarta-feira( 08), a recriação...

Mais Lidas da semana

Quem são os videirenses que morreram no acidente na BR-116

A cidade de Videira está em luto pela morte...

Barragem 14 de julho rompe e deixa cidades gaúchas em alerta

Barragem 14 de julho rompe e deixa cidades gaúchas...

Homem morre com tiro no peito em Iomerê

Homem morre com tiro no peito em Iomerê neste...

Dois mortos e um ferido grave em acidente na BR-282

Dois mortos e um ferido grave em acidente na...

Veículo capota em trecho sem asfalto na SC-135

Um veículo Focus capotou na SC 135 entre Rio...
Publicidade