Rádios RBV

Menu

Morador encontra chuchus trigêmeos no quintal de casa

José Suchara e a esposa Diva se surpreenderam com a produção de chuchu neste ano

Fonte:
Redação/PortalRBV

O casal Diva e José Suchara mora há 38 anos no bairro Gioppo, em Caçador. Os dois são filhos de agricultores, e depois que vieram para a cidade, sempre tiveram em casa, espaços para cultivar flores, temperos e até alguns legumes.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

As plantas estão por toda a parte e são motivo de orgulho do casal. Mas o que chamou a atenção deles neste ano, foi a produção de chuchu, em um pequeno espaço nos fundos da residência.

- Publicidade -

“Esse pé de chuchu era no lado da vizinha. Mas ela construiu e arrancou. Eu fiquei com pena de jogar fora e plantei aqui no meu cantinho. E o pé cresceu e se espalhou. Esse ano a produção foi acima da média”, conta José Suchara.

Veja também

Agricultor colhe chuchu de 2,5 quilos em Caçador

Agricultor colhe batata-doce com quase 10 kg

Melão cruá: conheça o fruto cultivado por família em Tangará

Os trigêmeos

A brotação esse ano foi tardia. Nas últimas semanas, José colhe chuchu na horta de casa praticamente todo dia. Até que ele notou algo inusitado na planta: três pequenos chuchus no mesmo galho.

Essa variedade é chamada chuchu branco ou chuchu anão. A dona Diva também se surpreendeu com os três frutos no mesmo talo. Ela disse que já tinha visto dois chuchus grudados, mas nunca três.

“Essa variedade pequena é boa pra fazer conserva. Mas dá pra fazer salada também. Bem temperado é uma delícia. Quem diz que chuchu não tem graça não sabe o que está perdendo”, afirma Suchara.

Além de aproveitar em casa, José e Diva distribuem a produção para vizinhos, amigos e familiares. Suchara dá uma dica para quem tem um espaço em casa e quer plantar um pé de chuchu.

“Tem que plantar o casal. Se plantar só um ele não carrega. Coloca um do lado do outro e se não produzir no primeiro ano, no segundo produz com certeza”, finaliza o morador.

Saiba mais sobre o chuchu

(As informações são do engenheiro agrônomo Marcelo Zanella, da Epagri de Florianópolis)

O chuchu é uma cucurbitácea, da mesma família da melancia, das morangas, das abóboras. No Brasil ele tem uma região produtora que pega principalmente a faixa litorânea. Então, os maiores produtores hoje são São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, tem um pouco em Minas Gerais e Santa Catarina também, com algumas áreas de cultivo.

O que predomina comercialização é o tipo verde claro. E ele tem vários formatos, não tem uma variedade específica, mas é esse que domina o mercado. O chuchu que nós encontramos normalmente nas fruteiras, nos supermercados, são chuchus colhido verdes. Ele não chega a amadurecer na planta, até porque se você deixar amadurecer a planta diminui a produtividade. É um legume médio de 300 a 400 gramas por fruto.

Branco ou anão

“Esses frutos pequenos que o produtor registrou são frutos do tipo branco ou anão, eles não têm mercado porque ele não é aceito hoje pelos compradores. Então ele é um chuchou mais cultivado em quintais e não tem assim o valor comercial hoje para o mercado. Nem o gigante que o produtor mostrou na outra reportagem. Ele também é um cultivar diferenciado, pode chegar até quatro quilos e meio e são poucos produtores no estado que têm essa cultivar. Alguma coisa se encontra nas feiras comunitárias, mas no supermercado você não encontra esses dois tipos padrões.

Já o chuchu branco com três frutos, é uma condição que não é normal, mas pode sim ocorrer. As plantas normalmente produzem uma folha, produzem uma gavinha que ela se agarra nas estruturas que suportam ela de condução, produz um cacho de flor masculina e uma flor feminina normalmente. Mas quando tem condições ambientais e nutrição da planta perfeita, ela chega a colocar até duas ou três flores femininas e aí que encontra dois ou três chuchus numa única penca que a gente chama.

E lembrar que o chuchu também tem polinização cruzada. Ele precisa que as flores masculinas estejam abertas para ter a troca do pólen, para polinizar as flores femininas, para ter essa condição, de ter frutos na planta.

Portal RBV nas redes sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Desfile em Brasília reúne autoridades, atletas e homenageia o RS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu, às...

Incêndio em veículo mobiliza Bombeiros em Monte Carlo

Na tarde deste sábado, 7, às 17h18, o Corpo...

Acidente da Voepass: sistema de degelo teve falhas, diz Cenipa

O sistema de degelo do ATR-72 da Voepass que...

Lula demite Silvio Almeida após denúncias de assédio sexual

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu na...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com final de semana quente

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Mais Lidas da semana

SC terá frio, geada e chuvas nos próximos 3 meses

Santa Catarina se prepara para um trimestre variado em...

Homem é morto com golpe de faca em Caçador

Um homem foi morto com um golpe de faca...

Comércio da região altera funcionamento no feriado

O próximo sábado, 7 de setembro, é feriado nacional...

Ônibus da dupla João Neto & Frederico sofre acidente

Na madrugada desta sexta-feira (06), um ônibus da dupla...

Celesc esclarece problemas após implementar novo sistema comercial

A Celesc divulgou um comunicado oficial em resposta ao...

Outros Tópicos Interessantes