Rádios RBV

Menu

Mulheres conquistam presença cada vez maior no rádio

Emissoras do grupo RBV Rádios contam cada vez mais com mulheres a frente dos seus microfones

Fonte:
Ernesto Júnior | Portal RBV

Mulheres conquistam presença cada vez maior no rádio, local que até alguns anos atrás era dominado por homens. As ondas sonoras que partem de emissoras de rádio espalhadas pelos quatro cantos do Brasil apresentam cada vez mais mulheres no comando dos microfones.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Durante a década de 1920 teve um marco importante, foi quando, no Brasil, dominado muitas vezes pelo sistema patriarcal, Maria Beatriz Roquette-Pinto se tornou uma das primeiras locutoras de rádio. Filha de Edgard Roquette-Pinto, considerado o pai da radiodifusão no Brasil, ela auxiliou na organização das primeiras transmissões radiofônicas.

- Publicidade -

Segundo a doutora em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, Juliana Cristina Gobbi Betti, em entrevista para a Aerp, Maria Beatriz Roquette-Pinto estreou ainda menina na rádio logo nas primeiras transmissões. “A gente tem a mulher participando desde o início. Ela foi, por exemplo, diretora de programação, produtora, exerceu outros cargos e funções para além do entretenimento”, relata.

No comando dos microfones das Rádios Videira, V e Vitória, as mulheres levam informação, cultura, prestação de serviço e entretenimento para os ouvintes. E não é só em Videira que isso acontece, nas emissoras do grupo RBV em Caçador, Capinzal e Canoinhas elas também marcam presença.

Mulheres conquistam presença cada vez maior no rádio, inclusive no Meio-Oeste catarinense

Da esquerda para a direita: Vanessa França – Rádio Vitória, Cris Menegazzo – Rádio V e Aracéli Tomazi – Rádio Videira | Foto: Ernesto Júnior – Portal RBV

Rosto das manhãs e também do fim de tarde da Rádio Vitória, Vanessa França destaca que para ela o rádio é tudo. “O rádio transmite alegria, ele transmite informação e principalmente ele tem o comprometimento com a comunidade de levar a informação coerente, a informação concreta”. Vanessa demonstra ainda que o ouvinte, ao estar do outro lado do rádio, tem acesso a tudo o que é necessário, com qualidade.

Ela é o rosto mais novo entre as mulheres que comando os microfones das emissoras em Videira. Aracéli Tomazi afirma que o rádio, mesmo em 2024, segue tendo a sua importância na vida de todos. “O rádio sempre esteve em alta e continua estando. Claro que ele utiliza hoje de ferramentas como a internet e as redes sociais para se fortalecer”. Atualmente, os ouvintes podem acompanhar tudo o que é transmitido no rádio de inúmeras formas, seja da mais tradicional ou através das mais tecnológicas.

Tecnologia é o elo que une o passado e o presente e projeta o futuro do rádio. Presença marcante, seja nas ondas ou nas redes da Rádio V, Cris Menegazzo destaca que é através das mudanças tecnológicas que passa o futuro desse instrumento que faz companhia a muitos. “Ela pode oferecer o conteúdo do rádio em diversos formatos, incluindo também o streaming e os aplicativos”. Para ela, além de toda a tecnologia, os locutores precisam estar atentos cada vez mais para levar todo o conteúdo aos ouvintes da forma mais conectada e interativa possível, unindo assim meios que outrora poderiam ser vistos como opostos. 

Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais:

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina com chuva na maior parte do Estado

A previsão do tempo para esta terça-feira (27) já começa...

Time da Escola Sesi de Videira participa de festival nacional em Brasília

O Time VIDEBOTS da Escola SESI de Videira estará...

Irmãos capinzalenses estão conquistando o mundo sertanejo

Irmãos capinzalenses estão conquistando o mundo sertanejo, com músicas...

Câmara de Caçador promove duas audiências públicas nesta terça-feira

A Câmara de Caçador promove duas audiências públicas nesta...

ExpoVideira e Gastronomia: Uma Festa de Sabores e Solidariedade

Prepare-se para uma experiência gastronômica imperdível! Com a ExpoVideira...

Mais Lidas da semana

Homem é morto a tiros em Caçador

Um homem foi morto a tiros na manhã desta...

Motociclista fica gravemente ferido em acidente com três veículos

Um motociclista ficou gravemente ferido em um acidente de...

Videirense é eleita Garota Piscina Thermas Machadinho

A videirense Patricia Mpembele é a nova Garota Piscina...

Homem esconde corpo de amigo por oito dias em Curitibanos

Uma noite de bebedeira entre amigos resultou em uma...

Carreta carregada de álcool tomba perto de casas em Lebon Régis

Uma carreta carregada com álcool tombou próximo à casas...

Outros Tópicos Interessantes