Rádios RBV

Menu

Nada inspirador, esquecível e fraco: Assim ficou conhecido o primeiro disco da banda Bon Jovi

Autointitulado Bon Jovi, o álbum serviu para colocar a banda na rota dos grandes shows na Europa

Fonte:
Redação/PortalRBV

Quando lemos ou ouvimos falar de Bon Jovi as primeiras imagens que vêm à mente são de fãs enlouquecidas, músicas de grande sucesso e multidões sendo arrastadas para grandes arenas onde os shows acontecem. Mas nem sempre foi assim.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A história da banda Bon Jovi confunde-se com a do seu líder e vocalista, nascido John Francis Bongiovi Jr. – o dono da voz e multi-instrumentista cantava desde a adolescência e, aos 16 anos, chegou a ter uma banda com o tecladista David Bryan. Sem muito sucesso, seguiu carreira solo e em 1980 gravou uma música de sua autoria chamada Runaway – desse momento em diante Bon Jovi não seria “apenas” o nome artístico daquele que até hoje é tido como um sex symbol.

- Publicidade -

Após dois anos da sua gravação, Runaway chamou a atenção de uma rádio de New Jersey que a incluiu na sua coletânea anual. Logo a mediana gravadora Mercury Records interessou-se pelo trabalho. Mas havia um porém (sempre há): o selo queria um grupo, uma banda e não um artista solo. Bryan Adams (aqueles mesmo) foi recrutado para os teclados, Alec John Such assumiu o baixo e Tico Torres foi “roubado” da banda Franke & The Knockouts (aqueles que se eternizaram por terem gravado a música The Time of My Life para o filme de 1987 Dirty Dancing).

Veja também

Quatro décadas do segundo álbum da polêmica banda Mötley Crüe    

Scoundrel Days, o álbum que expressa a verdadeira face do A-ha

Nova e última canção dos Beatles é lançada 53 anos após a separação do grupo

Para a vaga de guitarrista encontraram um tal de Dave Sabo, aquele que anos depois viria a formar o Skid Row em mais uma daquelas milhares de reviravoltas que somente o Rock and Roll proporciona. Porém, Sabo não agradou muito e para o seu lugar foi recrutado Richie Sambora, dono de riffs marcantes e inesquecíveis. Sambora era o tempero que faltava à banda e, assim, formou com Jon a parceria de composições que se eternizaram.

Com a banda formada, o próximo passo era gravar o primeiro disco: foi assim que, em meados de 1983, entraram em estúdio e produziram o que imaginaram ser seu primeiro grande sucesso – só que não. O disco demorou a emplacar, nas paradas americanas amargou a 43ª posição e, incrivelmente, chamou mais atenção nas paradas japonesas – cenário que naquele momento estava comercializando linhas mais melódicas do rock. Na terra do sol nascente o disco ficou na 38ª posição – em grande parte por conta da música Runaway, que já havia sido testada por quase quatro anos.

Apesar de ter sido importantíssimo para o início da banda e do Rock and Roll, esse primeiro álbum não traz grandes composições. Não é necessário ser um grande entendedor de música para perceber que o disco é realmente esquecível: se não prestar muita atenção, ele até passa batido e não traz muito acréscimo ao que viria a ser o Bon Jovi – e assim seria também o segundo disco da banda. Somente a partir do álbum Slippery When Wet é que o jogo mudaria com canções como You Give Love a Bad Name, Livin’ on a Prayer e Wanted Dead or Alive.

O primeiro disco, porém, garantiu certa notoriedade em shows ao vivo e colocou a banda no circuito das grandes turnês quando esta passou a abrir shows para Scorpions e Kiss na Europa. Conquistaram ainda datas no Japão como banda principal.

O disco tem alguns defeitos, como toda banda inicial apresenta: coisas como recursos ultrapassados sendo utilizados na produção das músicas, efeitos antiquados e falta de entrosamento onde partes de músicas precisaram passar por overdubs e várias regravações. O próprio Bon Jovi reconheceu em entrevista para a revista “Q”: “Deus, sou tão ruim que eles tiveram que colar os vocais para mim”. Em vários momentos soa até datado e ainda tem o efeito motivacional (KKKKKKKK) “se esses caras conseguiram, nós também conseguimos”. Enfim, fora Runaway, o disco serve mesmo apenas como recordação do início de uma banda.

Por: Gionei “Pollenta” Cambruzzi Fhynbeen, Jornalista, Locutor e Produtor da Rádio 92 FM de Caçador. Apresentador do Programa 92 In Rock que vai ao ar todos os sábados das 18h às 20h na emissora.

Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais:

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Bolo de milho verde vence o concurso da Rádio Tangará

Bolo de milho verde vence o concurso da Rádio...

Previsão do Tempo: Santa Catarina permanece com tempo instável

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

RBV Agro 206 – Uso de agrotóxicos e rastreabilidade de frutas e hortaliças

Aspectos legais e práticos do uso de agrotóxicos e...

Caçador terá caminhada e pedal de combate ao Abuso de Crianças e Adolescentes

A Prefeitura de Caçador através da Secretaria de Educação...

FIESC realiza a Semana da Indústria de 20 a 24 de maio

As entidades que integram a Federação das Indústrias de...

Mais Lidas da semana

Motorista é arremessado do carro durante capotamento

O Corpo de Bombeiro Militar de Salto Veloso foi...

Carro com placas de Caçador se envolve em acidente fatal

Carro com placas de Caçador se envolve em acidente...

Carro capota no interior de Rio das Antas

Os Bombeiros Militares de Rio das Antas atenderam na...

Cantora caçadorense vai ao Rio Grande do Sul entregar donativos

A cantora caçadorense Bruna Manenti está em viagem para...

Condutor é resgatado após saída de pista em Pinheiro Preto

Condutor foi resgatado após saída de pista em Pinheiro...

Outros Tópicos Interessantes