Com a chegada do frio mais intenso, o município de Videira coloca em funcionamento, a partir desta segunda-feira (22) o abrigo temporário de inverno voltado ao acolhimento de pessoas em situação de rua. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Assistência Social e tem como objetivo garantir proteção, dignidade e segurança durante períodos de baixas temperaturas.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A secretária da pasta, Katiani de Morais, explicou que o serviço já está estruturado e segue um protocolo específico para atendimento emergencial.
Segundo ela, o acolhimento é acionado sempre que os termômetros registram temperaturas abaixo de 5°C, condição considerada de risco pela Defesa Civil devido à possibilidade de hipotermia.
Funcionamento do serviço segue protocolo de acolhimento noturno
O abrigo funciona como um acolhimento temporário durante a noite. As equipes da assistência social realizam abordagens a partir das 18h30, percorrendo a cidade em busca de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Veja também
Morte de empresária do Meio-Oeste após procedimento estético é investigada pela Polícia Civil
Ao chegarem ao espaço, os acolhidos passam por triagem de enfermagem, recebem banho, alimentação e pernoitam no local. O serviço oferece jantar quente, café da manhã e local seguro para descanso.
No início da manhã, entre 6h e 7h, as pessoas deixam o abrigo após receberem alimentação e seus pertences, que ficam sob responsabilidade da equipe durante a estadia.
Estrutura separa acolhidos e garante segurança no atendimento
O espaço conta com organização interna para garantir segurança e conforto. Homens e mulheres são acolhidos em ambientes separados, com acompanhamento de equipe técnica durante todo o período.
Além disso, casos que apresentam necessidade de atendimento médico são encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Situações de maior complexidade, como quadros de agressividade ou risco clínico, também recebem avaliação específica antes da permanência no local.
A secretaria reforça que o objetivo do serviço é exclusivamente proteger vidas durante o frio intenso e oferecer condições mínimas de dignidade.
População pode ajudar na identificação de pessoas vulneráveis
A Secretaria de Assistência Social destaca ainda a importância da participação da comunidade. Moradores que identificarem pessoas expostas ao frio podem acionar a equipe para que seja feita a abordagem e verificação da situação.
Em alguns casos, há recusa ao acolhimento, o que é registrado formalmente, mas o serviço segue disponível para todos que aceitarem o atendimento.

