Agropecuária apresenta crescimento de 17% neste semestre

Segundo o IBGE, os ganhos de produtividade das lavouras são um dos principais fatores para o crescimento

Agropecuária apresenta crescimento. O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,9% no segundo trimestre de 2023, ante o trimestre anterior, na série com ajuste sazonal. Em relação ao mesmo trimestre de 2022, o PIB cresceu 3,4%. No semestre, a alta acumulada foi de 3,7%. E o Agro teve papel importante neste aumento.

Em valores correntes, o PIB no segundo trimestre de 2023 totalizou R$ 2,651 trilhões. A Agropecuária cresceu 17% em relação a igual período do ano anterior. Esse resultado pode ser explicado, principalmente, pelo desempenho favorável de alguns produtos da lavoura que possuem produção relevante no segundo trimestre, como a soja (24,5%), o milho (13,7%), o algodão (10,2%) e o café (5,3%). O IBGE destaca os ganhos de produtividade das lavouras PIB da Agropecuária como um dos principais fatores de crescimento.

No setor externo, as Exportações de Bens e Serviços avançaram 12,1%, ao passo que a expansão das Importações de Bens e Serviços foi de 2,1% no segundo trimestre de 2023. Entre as exportações, a expansão é explicada, principalmente, pelos produtos agropecuários, extrativa mineral e produtos alimentícios.

Publicidade

Leia também:

Plano Safra 2023/2024 incentiva agro produtivo e sustentável

Calendário do plantio de soja em Santa Catarina é ampliado

A participação das atividades no Valor Agregado ficou assim definida: Agropecuária 7,9%; Indústria 23,9% e Serviços 68,2%.

O PIB no primeiro semestre de 2023 apresentou crescimento de 3,7% em relação ao mesmo período de 2022. Nessa base de comparação, houve desempenho positivo na Agropecuária (17,9%), na Indústria (1,7%) e nos Serviços (2,6%).

Tomando essas taxas e relacionando-as à participação de cada atividade no Valor Agregado, a Agropecuária tem este ano uma contribuição de 38,2% no PIB, a Indústria 10,98% e Serviços, 47,9%. A contribuição da Agropecuária corresponde a quase cinco vezes o seu tamanho.

Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais:

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Fonte:
MAPA

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Videira investe R$ 950 mil em pavimentação e modernização da rede de água

A Rua Nossa Senhora da Saúde, localizada no bairro...

Fundo Constitucional do Sul e Sudeste em debate na Fiesc

A Comissão Especial criada no Congresso Nacional para debater...

Ponte na Linha Santo Antônio é interditada em Rio das Antas para reparos

A Prefeitura de Rio das Antas informou que a...

Expo Videira 2026: Ana Castela e Traia Véia são atrações confirmadas da festa

A movimentação em torno da Expo Videira 2026 já...

Rio das Antas celebra a Semana da Língua Alemã

Rio das Antas está vivenciando uma intensa programação cultural...

Arrecadação acima da meta marca 1º quadrimestre em Videira

A Prefeitura de Videira apresentou, na última quinta-feira (28),...

Prefeita de Iomerê participa da Marcha dos Municípios em Brasília

A prefeita de Iomerê, Luci Peretti, participou na última...

RBV Notícias Videira e Tangará – 29/05/2026 – Edição 1561

https://www.youtube.com/watch?v=q2yP-Io1YeA