Rádios RBV

Cigarrinha-do-milho: confira o relatório de início de safra em SC

Relatório reúne dados do monitoramento realizado entre 24 de julho e 18 de setembro

Fonte:
Secom

O Programa Monitora Milho SC divulgou um boletim com as primeiras oito semanas de monitoramento da incidência de cigarrinha-do-milho e de sua infectividade para a safra 2023/2024. “Atualmente, em Santa Catarina, algumas lavouras estão em período vegetativo em torno de V5 a V8, mas há locais que agora estão semeando”, explica a pesquisadora Maria Cristina Canale, do Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar da Epagri (Cepaf). De acordo com ela, não se pode negligenciar o manejo da cigarrinha durante a implantação da lavoura, até o estágio V8.

Nesse sentido, o relatório reúne dados do monitoramento realizado entre 24 de julho e 18 de setembro. Nele, técnicos e produtores podem verificar o número de cigarrinhas capturadas por semana nas lavouras acompanhadas em diferentes regiões de Santa Catarina. Além disso, o monitoramento também apresenta a infectividade das cigarrinhas com os patógenos do enfezamento.

Foto: Secom

O programa Monitora Milho SC é uma iniciativa do Comitê de Ação contra Cigarrinha-do-milho e Patógenos Associados. Esse comitê é composto por membros da Epagri, Udesc, Cidasc, Ocesc, Fetaesc, Faesc, CropLife Brasil e Secretaria de Estado da Agricultura.

Complexo de enfezamentos           

De fato, a cigarrinha-do-milho pode ser responsável por perdas de até 100% nas lavouras. Ela é inseto-vetor dos microrganismos causadores das doenças do complexo de enfezamentos, que têm sido uma grande preocupação para os produtores brasileiros nos últimos anos.

Aplicativo de monitoramento

Com o intuito de ajudar a cadeia produtiva no monitoramento e controle da cigarrinha-do-milho em Santa Catarina, a Epagri desenvolveu o aplicativo Monitora Milho SC. Esse app, disponível para download gratuito, permite aos produtores e técnicos acompanhar a incidência da cigarrinha-do-milho para tomar decisões mais precisas sobre o manejo. Além disso, a ferramenta também traz informações sobre a infectividade da cigarrinha com os patógenos do complexo do enfezamento: fitoplasma do enfezamento vermelho, espiroplasma do enfezamento pálido e vírus-da-risca.

Participação dos produtores

Maria Cristina explica que as informações geradas pelo monitoramento são fundamentais para a convivência da agricultura com a cigarrinha e as doenças transmitidas por ela. “Embora os enfezamentos já sejam conhecidos no país há algumas décadas, observamos que os surtos ocasionados por esses problemas têm sido bastante frequentes em todas as regiões produtoras do Brasil. Então é necessária a convivência do setor produtivo com o problema a partir de agora com a participação ativa de todos os produtores no manejo integrado regionalizado”, ressalta.

A recomendação da Epagri é que os produtores e técnicos mantenham uma rotina de acompanhamento dos dados do aplicativo, porque o status de infectividade do inseto pode mudar de uma semana para a outra. Para saber como fazer o manejo da cigarrinha-do-milho, o produtor deve procurar a Epagri do seu município ou o Centro de Pesquisa para a Agricultura Familiar (Epagri/Cepaf).

Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais:

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

ExpoACIAF 2025 em Fraiburgo tem programação para toda família

A ExpoACIAF 2025 começa hoje, 3 de abril, com...

Caçador Futsal vence e garante vaga na semifinal da Olifrai

O Caçador Futsal conquistou uma grande vitória na noite...

Três catarinenses são premiados no sorteio da +Milionária

Três moradores de Santa Catarina foram premiados no concurso...

Anvisa proíbe lâmpadas de alta potência para bronzeamento artificial

Nesta quarta-feira (2), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária...

Atendimento pediátrico é ampliado em Pinheiro Preto

O prefeito de Pinheiro Preto, Professor Mauro, e o...

Mais Lidas da semana

Justiça condena motorista a 15 anos de prisão por morte de jovem em acidente na SC-135

O Tribunal do Júri da Comarca de Tangará condenou,...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com risco de temporais

A previsão do tempo para Santa Catarina indica que,...

Bolsonaro mantém esperança em um acordo entre Jorginho Mello e João Rodrigues

O ex-presidente Jair Bolsonaro fez comentários sobre o cenário...

Júri em Videira julga três acusados pela morte de jovem de 16 anos

Nesta sexta-feira (28), no Fórum da Comarca de Videira,...

Pesquisa aponta Lula e Tarcísio como favoritos à Presidência em 2026

Uma pesquisa inédita do Ipespe revelou que o presidente...

Outros Tópicos Interessantes