Ícone do site PortalRBV

Epagri de Canoinhas investe em produção integrada e se inspira em projeto da UFPR no Paraná

Epagri de Canoinhas investe em produção integrada e se inspira em projeto da UFPR no Paraná

Foto: Divulgação / Epagri

Pesquisadores e bolsistas da Estação Experimental da Epagri de Canoinhas participaram recentemente de uma visita técnica à Universidade Federal do Paraná (UFPR). A comitiva esteve no Núcleo de Inovação Tecnológica em Agropecuária (Nita), localizado em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Durante o encontro, os técnicos catarinenses conheceram de perto projetos que integram sistemas de produção agropecuária sustentáveis e inovadores.

A visita teve como foco o intercâmbio de experiências entre instituições voltadas ao desenvolvimento rural.

Na área experimental do Nita, instalada em 2012, os pesquisadores puderam observar, em campo, diferentes modelos de produção integrada. Entre eles, destacam-se os sistemas lavoura-pecuária, lavoura-floresta, lavoura-pecuária-floresta e pecuária-floresta.

O local, que ocupa 36 hectares, funciona como um laboratório a céu aberto. Nele, são avaliadas estratégias sustentáveis para a produção de alimentos vegetais e animais, com base em pesquisas científicas de longo prazo.

A equipe da Epagri foi recepcionada pelo professor Leandro Bittencourt de Oliveira, da Estação Experimental do Canguiri. Ele apresentou o propósito central do Nita, que é reunir diferentes modelos produtivos em um só projeto, promovendo soluções viáveis para o setor agropecuário.

Com base no que foi visto, a Epagri de Canoinhas pretende criar uma iniciativa semelhante no Planalto Norte Catarinense. A proposta é desenvolver um protocolo regional adaptado às realidades locais, voltado à produção integrada.

“A intenção do nosso corpo técnico é construir e implementar um projeto de longo prazo similar a partir de um protocolo regional e característico do Planalto Norte Catarinense e que utiliza os sistemas de produção integrada lavoura, pecuária e florestas”, explica o engenheiro-agrônomo Gilcimar Adriano Vogt, gerente da Estação Experimental de Canoinhas.

A visita teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). A fundação viabilizou parte do custeio com o objetivo de fortalecer projetos voltados à sustentabilidade ambiental e ao desenvolvimento regional.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile