Rádios RBV

Menu

Epagri desenvolve alface Gisele para cultivo orgânico

A nova variedade pode ser cultivada em todo o Brasil

Uma alface verde escura e roxa, altamente produtiva, resistente a doenças e ideal para o cultivo orgânico vai chegar ao mercado brasileiro em 2025. O cultivar SCS383 Giseli é resultado de cerca de 20 anos de seleções e avaliações realizadas pela Epagri na Estação Experimental de Itajaí (EEI).

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

“Uma característica marcante desse cultivar é a presença de antocianina nas folhas, um pigmento vegetal de ocorrência natural que confere um tom avermelhado. As antocianinas apresentam poder antioxidante, caracterizando o cultivar Giseli como uma hortaliça nutracêutica”, destaca Euclides Schallenberger, pesquisador da Epagri responsável pela tecnologia.

As pesquisas que deram origem à Giseli iniciaram em 2003, quando a equipe da EEI começou a avaliar um grande número de variedades de alface em sistema orgânico.

“Fomos cultivando e selecionando sempre as melhores ao longo dos anos. Em 2018, chegamos à melhor alface”, conta Schallenberger.

A fase seguinte foi comparar a Giseli com quatro cultivares de alface disponíveis no mercado. Os testes aconteceram na EEI, em abrigos de cultivo, no sistema orgânico de produção.

Veja também

Epagri desenvolve rúcula SCS382 Simone para cultivo orgânico

Morcegos: Aliados do meio ambiente e da agricultura

“Avaliamos características como peso das plantas, número de folhas, resistência a pragas e doenças, e a Giseli se destacou em todos os atributos”, cita o pesquisador.

A alface da Epagri também se destacou na avaliação sensorial – sabor, aroma e aspecto visual – quando comparada às variedades comerciais.

Produção orgânica

Agricultores catarinenses também testaram a novidade. Sete produtores orgânicos de hortaliças do Litoral e do Vale do Itajaí compararam, em suas propriedades, a alface Giseli com outros cultivares.

“Assim como nos testes realizados na Epagri, ela se destacou em praticamente todas as avaliações dos produtores, tanto pelas qualidades agronômicas, quanto pelas qualidades visuais e sensoriais das plantas”, diz o pesquisador.

Em todo o Brasil

A alface Giseli é recomendada para cultivo no Brasil inteiro no período de março a outubro. “No verão, entre dezembro e fevereiro, a planta começa a pendoar mais cedo”, explica Schallenberger.

A Giseli tem baixa suscetibilidade ao míldio, diâmetro médio de 40,5cm, média de 37,4 folhas e peso médio de 450 gramas da planta comercial.

Sementes para o mercado

As sementes da alface Giseli ainda não estão disponíveis para os produtores. A próxima etapa, que acontece em 2025, é fazer uma licitação para selecionar uma empresa que será responsável pela multiplicação e comercialização de sementes da hortaliça.

A expectativa da Epagri é que a SCS383 Giseli repita o sucesso da alface SCS374 Litorânea, lançada em 2018 e vendida em todo o Brasil pela Isla Sementes. Um dos motivos do sucesso de vendas da Litorânea é que ela pode ser comercializada o ano inteiro, já que, mesmo no verão, a planta demora para pendoar.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
ACOM | Epagri

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina ainda com possibilidade de temporais

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Casal de influenciadores é preso com mais de 170 kg de drogas em SC

Uma operação de inteligência da Polícia Militar de Santa...

Obras interditam ponte de Santa Lúcia em Videira por 7 dias

A ponte localizada na comunidade de Santa Lúcia, interior...

Programas da Câmara de Vereadores de Videira

Confira abaixo os Programas da Câmara de Vereadores de...

Programas da Câmara de Vereadores de Iomerê

Confira abaixo os Programas da Câmara de Vereadores de...

Mais Lidas da semana

Identificado corpo encontrado no Rio do Peixe em Videira

Foi identificado como Ronmy José Rondón, 26 anos, o...

Previsão do Tempo: Santa Catarina ainda com possibilidade de temporais

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Homem morre em confronto com a PM em Videira

Na madrugada desta sexta-feira (15), um homem de 43...

APAE de Videira realiza bazar com produtos apreendidos pela Polícia Federal

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)...

Morre o empresário Alcides Zandavalli aos 103 anos

Faleceu nesta sexta-feira (15) aos 103 anos, Alcides José...

Outros Tópicos Interessantes