A Epagri apresentou, nesta quarta-feira (18), durante o Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho, no Oeste Catarinense, o novo cultivar de milho SCS157 Prodígio, desenvolvido especialmente para a agricultura familiar.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A variedade de milho de polinização aberta (VPA) é fruto de um trabalho de melhoramento genético iniciado em 2012 no Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar (Epagri/Cepaf), em Chapecó.
O SCS157 Prodígio passou por testes em diversos municípios, como Papanduva, Chapecó, Guatambu, Campos Novos e Ituporanga, garantindo ampla adaptação a diferentes climas e tipos de solo do Sul do Brasil.
Alta produtividade e rusticidade
O novo milho superou em 10% o antigo campeão de produtividade da Epagri, o SCS155 Catarina.
Veja também
Hospital Divino Salvador recebe R$ 180 mil em emenda do deputado Padre Pedro Baldissera
Celesc agora permite pagar fatura com cartão e em até 21 vezes
“Em média, o Prodígio rende cerca de 9.900 quilos por hectare, o que equivale a aproximadamente 165 sacas. Os ensaios demonstraram uma capacidade de produtividade ainda melhor, alcançando, em alguns casos, 195 sacas, que equivalem a aproximadamente 12 mil quilos por hectare”, destaca Felipe Bermudez, pesquisador da Epagri.
O SCS157 Prodígio se destaca pela resistência à seca e a outros eventos climáticos adversos, além de apresentar tolerância a doenças, como os enfezamentos causados pela cigarrinha-do-milho.
“Não aplicamos fungicida durante o programa de melhoramento. Com isso, exceto em casos de extrema necessidade, não é necessária a utilização de fungicidas nas lavouras de Prodígio”, afirma Bermudez.

Além disso, o milho garante homogeneidade na lavoura, baixo índice de acamamento e quebra das plantas. Para melhores resultados, recomenda-se espaçamento de 0,5 metro entre linhas e 55 mil plantas por hectare.
Sobre pragas, Bermudez alerta: “Os cultivares da Epagri não possuem eventos de transgenia, por isso, os produtores devem realizar o controle de cigarrinhas, percevejos e lagartas utilizando inseticidas ou controle biológico”.
Apoio à agricultura familiar e comercialização
O presidente da Epagri, Dirceu Leite, destacou a importância do melhoramento genético para fortalecer pequenas propriedades rurais.
O presidente da Cooperitaipu, Arno Pandolfo, celebrou a parceria com a Epagri: “É sempre muito importante apresentar inovações porque, cada vez mais, os agricultores estão em busca de tecnologia e rentabilidade”.
As sementes do SCS157 Prodígio e demais cultivares VPA são comercializadas pela BMF Tecnologia Biológica, em Três Passos (RS). Alexandre Bourscheid, diretor de tecnologia da BMF, afirma que a procura por sementes VPA vem de agricultores de diversos estados, como Ceará, Piauí, Paraná e Tocantins.
Os produtores interessados podem buscar orientação nos escritórios municipais da Epagri ou entrar em contato diretamente com a BMF pelo WhatsApp (55) 99211-6681, garantindo acesso a sementes de alta qualidade, adaptadas à realidade da agricultura familiar.




