Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Formigas cortadeiras: como controlar essa ameaça às plantas e cultivos

A Epagri e a Embrapa elaboraram um boletim didático sobre o manejo das formigas cortadeiras

As formigas cortadeiras são as pragas mais importantes para a maioria das plantas cultivadas. Elas estão disseminadas por todo o Brasil, seu ataque é voraz e se dá durante o ano todo. Preocupadas com essa questão, a Epagri e a Embrapa elaboraram o boletim didático Manejo de formigas cortadeiras, disponível para download gratuito aqui.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

As formigas cortam folhas, flores e frutos das plantas e levam os pedaços para dentro de seus ninhos. Elas podem causar grandes danos às culturas agrícolas e florestais, trazendo prejuízos ao país.

Publicidade

Ocorrem apenas no continente americano, desde o sul dos Estados Unidos até o sul da Argentina. No Brasil são encontrados dois principais gêneros, conhecidos popularmente como saúvas e quenquéns.

Esses insetos são capazes de desfolhar tanto plantas de folhas largas (citros e eucalipto) como as de folhas estreitas (pastagem, cana-de-açúcar).

As perdas no volume de madeira de plantas de eucalipto e pinus desfolhadas por formigas cortadeiras podem chegar a 40%.

Veja também

Colheita da pitaia em SC é iniciada nesta quinta-feira (6)

Estiagem em Campos Novos causa prejuízos de R$ 44 milhões à agricultura

Quando as plantas são novas, os prejuízos podem chegar a 100%, pois árvores novas morrem após sucessivos cortes.

Em pastagens, dez colônias de saúva parda por hectare consomem aproximadamente 52,5kg de capim por dia.

Dentre as formas de controle disponíveis para o manejo de formigas cortadeiras, pode-se citar o controle cultural, mecânico, físico e químico.

As saúvas fazem ninhos subterrâneos com milhares de câmaras, exigindo um manejo diferente das quenquéns.

A aplicação de iscas formicidas representam o meio mais empregado no combate a estas pragas. Meios alternativos como o uso de cones invertidos no tronco de árvores frutíferas ou filete de gel repelente para pombos podem ser eficazes, no caso de pequenas áreas de plantio.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
ACOM | Epagri

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Mulher é encontrada morta no lago da usina entre SC e RS

O corpo de uma mulher que estava desaparecida foi...

Homem com 75 passagens é morto por dupla com 71 registros policiais

Um homem de 48 anos com mais de 70...

Professora de Canoinhas morre após acidente na SC-477

A comunidade de Canoinhas amanheceu em luto nesta sexta-feira...

Apenas 30% dos brasileiros foram beneficiados pela isenção do IR, aponta pesquisa

Uma pesquisa do instituto Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (12)...

Santa Catarina aprova capacitação em Libras para agentes de segurança

Os deputados estaduais de Santa Catarina aprovaram, na tarde...

Mais Lidas da semana

Sindicato dos Professores vai à Justiça para liberar banheiros unissex nas escolas de SC

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina...

Homem é hospitalizado após briga no centro de Caçador

Uma briga envolvendo dois homens terminou com um dos...

Caçadorense é vice-campeã estadual em prêmio de educação inovadora

A caçadorense Daiane Xumadelo conquistou o segundo lugar na...

Gasolina fica mais cara para o consumidor apesar dos cortes da Petrobras

Desde dezembro de 2022, a Petrobras reduziu em 16,4%...

Catarinense será a primeira técnica do Mirassol feminino

Nesta segunda-feira (9), o Mirassol Futebol Clube, do interior...

Outros Tópicos Interessantes