Foto: Foto: Castor Becker Júnior/Divulgação
A frota aeroagrícola brasileira em 2025 soma 2.722 aeronaves em operação. O número representa um aumento de 7,21% em relação ao ano anterior, de acordo com dados divulgados por Gabriel Colle, diretor-executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag). Os números foram apresentados durante a Abertura da Colheita de Arroz e Grãos, em Capão do Leão, Rio Grande do Sul, no dia 19 de fevereiro.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A frota é composta por
Este crescimento é notável, considerando que, nos últimos dez anos, a frota cresceu 42%.
O Brasil mantém a segunda maior frota de aeronaves agrícolas do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, com 3,6 mil aeronaves.
No ranking estadual, Mato Grosso continua sendo o líder,
Veja também
Câmara aprova pena para quem divulgar imagens de nudez geradas por IA
Governador anuncia construção do novo Instituto de Cardiologia
O estudo revela que 1.054 aeronaves são operadas por produtores rurais ou cooperativas com aviões próprios.
O restante, 1.648 aeronaves, pertence a empresas aeroagrícolas, que prestam serviços a produtores.
51,65% da frota é de fabricação nacional, com destaque para o modelo Ipanema, da Embraer. Desde 2004, esse modelo utiliza etanol como combustível.
Além disso, há uma tendência crescente no uso de aviões agrícolas com motor turboélice, movidos a querosene de aviação, fabricados principalmente nos EUA.
Segundo Cole, há uma tendência também de crescimento do uso de drones na agricultura, mas não há ainda levantamento oficial sobre o número desses aparelhos.
O sindicato pretende fazer isso nos próximos meses, mas a estimativa é que o país tem mais drones em operação do que os registrados no Ministério da Agricultura e na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Nossas Redes Sociais
A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado (19), indica a presença de muitas nuvens…
A abertura de empresas em Santa Catarina cresceu 31% no primeiro trimestre de 2025 em…
A Prefeitura de Caçador adota novo protocolo de risco na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).…
Homem atacado com motosserra morre no hospital. Ivanei de Almeida, de 42 anos, vítima de…
A Associação Empresarial de Caçador (ACIC) deu início esta semana a terceira turma do Programa…
Polícia Militar prende homem acusado de ameaças e furtos em Lebon Régis, no bairro Núcleo…
This website uses cookies.