Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Gafanhoto de 15 cm é encontrado em Videira e surpreende moradores

Segundo a especialista, o grande porte é uma característica natural do Tropidacris collaris

Em Videira, um gafanhoto do gênero Tropidacris collaris, com aproximadamente 15 cm, chamou atenção ao ser encontrado na região. Apesar de curioso, a pesquisadora em Entomologia, Janaína Pereira dos Santos, da Estação Experimental da Epagri de Caçador, explicou que esse inseto é comum na área, especialmente por seu tamanho, que pode ultrapassar 10 centímetros.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Santos esclareceu que, apesar de seu aspecto impressionante, o gafanhoto gigante é inofensivo e não representa risco algum para a população.

Publicidade

Segundo a entomologista, diferente de outras espécies de gafanhotos, o Tropidacris collaris é solitário e não forma grandes aglomerações que poderiam causar danos à vegetação. Esse comportamento distingue-o dos gafanhotos que se agregam em nuvens, conhecidos por impactarem lavouras.

A presença de um exemplar isolado, portanto, não oferece risco significativo, e o gafanhoto não possui veneno nem apresenta comportamento agressivo.

Veja também

Saiba mais sobre a cria pútrida europeia e como preveni-la

Vaca dá à luz quatro bezerros de uma só vez

Santos ressaltou que a espécie costuma ser encontrada na região e que seu grande porte é uma característica natural, o que pode causar estranhamento em quem não está familiarizado.

Ela tranquilizou os moradores, reforçando que o gafanhoto gigante não morde, não pica e pode ser deixado em seu ambiente natural sem preocupação.

Por fim, a especialista enfatizou a importância de preservar o inseto no meio ambiente, reforçando que ele não causará prejuízos à natureza ou aos humanos, sendo uma espécie peculiar e inofensiva para a biodiversidade local.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Acesso ao Mirante da Aparecida está liberado mesmo com obras em andamento

As obras de pavimentação em concreto no acesso ao...

STF obriga Beto Carrero a oferecer bebedouros gratuitos aos visitantes

O parque temático Beto Carrero World, localizado em Penha...

Publicação Legal – Prefeitura de Tangará – Aviso de Licitação – Processo Licitatório n. 08/2025 Pregão Eletrônico n. 04/2025

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de LicitaçãoProcesso...

Mais Lidas da semana

Homem que tentou invadir o Palácio do Planalto é do Meio-Oeste de SC

Na madrugada de quarta-feira, 10 de setembro, por volta...

Atriz caçadorense estreia como protagonista em filme

A atriz caçadorense Alana Bortolini será a protagonista do...

Bebê nasce dentro da bolsa amniótica em hospital de Videira

Nesta sexta-feira, dia 12, o Hospital Salvatoriano Divino Salvador...

Criança de 2 anos é morta a facadas pela mãe em SC

Uma tragédia abalou Balneário Gaivota, no extremo sul catarinense,...

Outros Tópicos Interessantes