Incidência da cigarrinha-do-milho cresce 65% em Santa Catarina

Para ajudar no controle, o programa Monitora Milho SC oferece dados e um aplicativo gratuito

A incidência da cigarrinha-do-milho aumentou 65% em Santa Catarina. O dado foi divulgado no 16º boletim do programa Monitora Milho SC. O crescimento ocorreu na comparação com as duas semanas anteriores.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Maria Cristina Canale Rappussi, pesquisadora da Epagri, explica o aumento. “É esperado, pois lavouras em período reprodutivo dificultam o manejo”, detalhou.

Publicidade

O boletim também destacou a presença de fitoplasma do enfezamento-vermelho em várias regiões. Os vírus rayado-fino e do mosaico estriado continuam sendo detectados frequentemente.

Por outro lado, o espiroplasma do enfezamento-pálido tem aparecido pouco. Maria Cristina ressaltou que essa baixa incidência é positiva. A bactéria pode ser bastante agressiva para as plantas.

Monitoramento e controle

O programa Monitora Milho SC começou em 2021 e segue ativo. Ele é uma parceria entre diversas instituições, como Epagri, Udesc e Secretaria da Agricultura.

Veja também

Carina, a vaca mais cara do mundo, é brasileira

Acordo Mercosul-UE: entenda os desafios e impactos para SC

Armadilhas instaladas em lavouras ajudam a monitorar a cigarrinha. Os insetos capturados passam por análises laboratoriais para verificar infecções.

Ferramenta digital

Para apoiar os produtores, a Epagri desenvolveu o aplicativo Monitora Milho SC. Gratuito, o app fornece dados sobre a incidência da cigarrinha no estado.

A ferramenta ajuda no controle e manejo da cigarrinha-do-milho nas lavouras. Ela também apresenta informações sobre os patógenos associados aos enfezamentos.

A cigarrinha-do-milho e seus patógenos podem comprometer a produção. Por isso, ações de monitoramento e controle são fundamentais para minimizar prejuízos.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações ACOM | Epagri

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Homem é brutalmente espancado e esfaqueado em Lebon Régis

O feriado de Sexta-Feira Santa começou com um grave...

Empresa lança portal de empregos para facilitar inscrições

A Manos, empresa de Videira reconhecida nacionalmente pela produção...

Avião de pequeno porte cai sobre restaurante RS e deixa quatro mortos

Na manhã desta sexta-feira (3), uma tragédia abalou o...

STF vai decidir quem julga crimes ambientais no Brasil

Um caso envolvendo o corte de uma árvore de...

“Pix do BRICS” avança para desafiar o domínio global do dólar

O sistema financeiro global, moldado desde a Conferência de...

Médico de Videira é homenageado por participação em podcast de saúde do CRM-SC

O médico Carlos Winck, de Videira, recebeu uma homenagem...