Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Pesquisador da Epagri Videira palestra no Simpósio de Vinhos de Altitude

O VI Simpósio marca uma retomada dos encontros sobre vinhos de altitude em SC, já que o último ocorreu em 2015

Na última sexta-feira (25), importantes nomes do setor de vinhos de altitude se reuniram em São Joaquim no VI Simpósio de Vinhos de Altitude. O evento promoveu debates sobre inovações técnicas, Indicações Geográficas (IG), enoturismo e perspectivas econômicas dos vinhos catarinenses. O evento marcou a retomada dos debates no setor que não ocorriam desde 2015.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Organizado pelo Sebrae SC, Vinhos de Altitude Produtores e Associados, o simpósio contou com a participação da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Serra Catarinense (Assea) e da Mútua SC.

Publicidade

A produção de vinhos de altitude tem impulsionado a economia catarinense, contribuindo não só com a agricultura, mas também com o enoturismo.

O pesquisador da Epagri de Videira, Vinícius Caliari, palestrou sobre métodos de elaboração de espumantes e evolução Sur Lie. Durante o evento, ele abordou os desafios da viticultura em regiões de altitude elevada.

Os debates também focaram no fortalecimento da IG, concedida em 2021, e nas novas tendências tecnológicas que transformam a produção local.

“Os vinhos de Santa Catarina, não apenas os de altitude, mas também os do Vale do Rio do Peixe e do Oeste, têm alcançado um nível de qualidade muito interessante. Embora a última safra tenha sido desafiadora, ainda contamos com grandes vinhos no mercado, representando todas as regiões.” destaca Caliari.

Veja também

Saiba mais sobre a cria pútrida europeia e como preveni-la

Conta de energia fica mais barata em novembro

Diego Censi, presidente da Vinhos de Altitude Produtores e Associados, ressaltou a importância da reunião para o setor.

“Este simpósio nos permite unir forças, compartilhar conhecimentos e alinhar estratégias para elevar a qualidade dos nossos vinhos”, afirmou. Ele destacou que isso promoverá ainda mais o reconhecimento de Santa Catarina como referência no Brasil e no exterior.

A programação técnica do simpósio incluiu palestras sobre avanços tecnológicos, certificações e a integração entre vitivinicultura e enoturismo. O Sebrae, um grande apoiador do setor, reforçou a importância de eventos como este para impulsionar a competitividade e a sustentabilidade das vinícolas da região.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Polícia Civil cumpre mandados contra organização criminosa em Videira

A Polícia Civil de Videira, por meio da Divisão...

Previsão do Tempo: Santa Catarina terá sol e calor com pancadas de chuva à tarde na sexta

A previsão do tempo para Santa Catarina aponta que...

Caçador aprova mais psicólogos e assistentes sociais para as escolas municipais

A Câmara Municipal de Caçador aprovou nesta semana um...

Demora na aprovação de loteamentos gera debate na Câmara de Caçador

A Câmara Municipal de Caçador realizou nesta semana uma...

Mais Lidas da semana

Previsão do Tempo: Santa Catarina terá sol e calor com pancadas de chuva à tarde na sexta

A previsão do tempo para Santa Catarina aponta que...

Bebê nasce dentro da bolsa amniótica em hospital de Videira

Nesta sexta-feira, dia 12, o Hospital Salvatoriano Divino Salvador...

Homem localizado em óbito no rio em Videira é identificado

Cleber Antunes, 41 anos, mais conhecido como Xiru, foi...

Corpo é encontrado boiando sob ponte na SC-135 em Videira

No domingo, 14 de setembro de 2025, às 15h17,...

Homem de 58 anos fica ferido em empresa de Videira

Na manhã desta sexta-feira (12) um acidente de trabalho...

Outros Tópicos Interessantes