Agricultura

Pinhão macaco: doce e tardio

Comer pinhão fora do período da safra, que vai de abril a junho, pode ser difícil, a não ser que você encontre o pinhão macaco. Existem, no sul do Brasil, diferentes espécies de pinhão. Basicamente, a divisão consiste em pinhão branco, vermelho, caiová, que é uma semente maior do que as tradicionais, e o pinhão macaco. E é justamente o pinhão macaco, com esse nome curioso, que tem a colheita mais tardia, a partir dos mês de agosto ou setembro.

Confira na reportagem

O pinhão macaco se diferencia dos demais por ser colhido fora do período tradicional da safra, que vai de abril a junho. Na propriedade da família Scolaro de Souza, na linha Paiol Velho, em Caçador, Meio Oeste catarinense, o Ademir e a Sirineide colheram pinhão em pleno dia 19 de setembro. Contudo, além de ser uma variedade tardia, outra característica chama a atenção, o sabor. Assim, seja cozido ou sapecado, essa variedade é mais doce em comparação às tradicionais.

Veja também

Agricultor colhe pinhas com mais de 7kg

Descubra o Sabor e os Benefícios do Pinhão – Opções de Pratos Deliciosos!

Araucária recordista produz mais de 500 pinhas

A propriedade da família tem inclusive uma araucária que se o pinhão não for derrubado ele apodrece ou brota. Todavia, existem também outros pinheiros que produzem bem cedo, já a partir de 25 de março. Por outro lado, a araucária da variedade do pinhão macaco é a última do ano a ser feita a colheita. Porém, segundo a família, se deixar as pinhas na araucária, elas permanecem boas até dezembro.

E por que a variedade tem esse nome, pinhão macaco? O nome surgiu porque as pessoas mais velhas observavam que os macacos derrubavam esses pinhões mais tardios para comer.

O motivo pelo qual o “pinhão macaco” não debulha

A pinha dessa variedade dificilmente debulha, explica o engenheiro agrônomo da Epagri, Charles Seidel. Assim, esse é um pinhão que só vai cair se o macaco for lá colher. Ou quando o animal tenta abrir a pinha e acaba derrubando. “Muitas vezes se vê os macacos derrubarem a pinha, ir lá embaixo e bater essa pinha em cima de uma pedra pra poder retirar os pinhões” conta Seidel.

Segundo o engenheiro agrônomo, o pinhão macaco dificilmente cai naturalmente devido ao formato da ponta do pinhão. “É uma ponta bem esbranquiçada, bem mole, bem flexível, e essa ponta não desgruda, não seca. Então, ao longo da primavera e verão essa característica fica retendo o pinhão sem ele cair da pinha. A semente, muitas vezes, em janeiro, fevereiro, chega a brotar na própria pinha ou até mesmo apodrecer”, completa.

Receita fácil e deliciosa de farofa de pinhão

O Seu Ademir usou uma escada para subir no pinheiro e colher 25 pinhas do pinhão macaco. Finalmente, após debulhadas, rendeu aproximadamente 6 kg da semente. Ele conta que esses pinhões são distribuídos entre os amigos. Sirineide conta que, por se tratar de um produto “fora de época”, ele é mais valorizado, e por isso se postar nas redes sociais chovem interessados em comprar.

Portal RBV

Recent Posts

Sebrae/SC impulsiona agroindústria em 44 municípios

O Sebrae/SC iniciou, nesta quarta-feira (2), em Caçador, o projeto Fortalecimento da Agroindustrialização Regional. A…

14 minutos ago

Suas Ixoras estão perdendo flores? Estes são os 5 erros mais comuns

As ixoras encantam com suas inflorescências vibrantes e volumosas, que podem durar boa parte do…

21 minutos ago

6 motivos para usar bicarbonato de sódio nas suas plantinhas

Quando o assunto é jardinagem, o segredo muitas vezes está nos detalhes — ou melhor,…

22 minutos ago

Carelli assina ordem de serviço para obras na Rua João Contini

A Rua João Contini, localizada no bairro Alvorada, passará por obras para implantação de um…

1 hora ago

Frente fria traz queda nas temperaturas e geada para SC

Santa Catarina experimenta a chegada do outono com um leve recuo nas temperaturas, marcando o…

2 horas ago

This website uses cookies.