Foto: Divulgação
Os últimos dias da primavera antes do início do verão garantem as condições propícias para o cultivo de verduras e legumes a serem colhidas nos próximos meses. O tempo quente e ainda chuvoso de novembro são ideais para a germinação e desenvolvimento vegetativo, mas é preciso ter cuidado.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Novembro, por exemplo, costuma ser chuvoso e um dos períodos mais quentes, já que antecede o verão. Por isso, é o momento em que o consumo de hortaliças é maior, o que favorece o plantio.
A hortaliça é favorecida por temperaturas elevadas e tolera temperaturas amenas (entre 15° e 25°C), mas não resiste a geadas, a abóbora prefere dias curtos, com menor exposição do sol.
Por possuir poucas calorias, é recomendada por nutricionistas e ajuda na digestão. Se o plantio for neste mês, a colheita acontece em até 120 dias.
Onde plantar: Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
As abobrinhas são produzidas de forma semelhante à abóbora, mas são colhidas ainda imaturas (verdes). Podem ser semeadas diretamente no local de plantio ou em bandejas para transplante. Mas cuidado: são sensíveis ao transplantio, já que suas raízes não se recuperam depois de danificadas.
A cultura é sensível ao excesso de água no solo. O início da colheita dependerá da cultivar escolhida e do ponto de maturação exigido pelo consumidor.
Onde plantar: Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.
Com poucas calorias e muita crocância, as folhas da alface da variedade de inverno podem ser consumidas dois meses depois do plantio.
Mas cuidado: são sensíveis ao transplantio, já que suas raízes não se recuperar após danificadas e a cultura é sensível ao excesso de água no solo. Além da cor verde, é encontrada na versão roxa.
Onde plantar: todas as regiões.
Veja também
SC é vice-campeã nacional na produção de arroz com 1,2 milhão de toneladas
Governo lança iniciativa para promover bioinsumos e reduzir agrotóxicos
A batata-doce adapta-se melhor a solos arenosos e arejados e são ideais para as plantações de novembro. A propagação pode ser feita pela própria batata-doce brotada, pelos brotos destacados da batata, ramas velhas e ramas novas, sendo esta última a forma que fornece melhor resultado.
Enterram-se de 3 a 4 entrenós (espaço entre dois nós de tronco ou caule) da rama, deixando a ponteira com as folhas para fora da terra.
A colheita deve ser preferencialmente feita com a terra seca, quando as raízes atingirem o tamanho desejado.
Onde plantar: Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
O plantio da berinjela é realizado via semente, em bandejas com posterior transplantio para o campo.
É uma planta de clima quente, sendo favorecida pelo calor, principalmente para a germinação, emergência e formação da muda.
Onde plantar: Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
O solo para plantio da cenoura deve ser bem fofo, sem qualquer obstáculo ao crescimento das raízes, para não ocorrerem deformações.
O amarelecimento e o secamento das folhas mais velhas e o arqueamento das folhas mais novas são indicativos do ponto de colheita.
Onde plantar: todas as regiões.
É uma hortaliça condimentar da mesma família da cenoura, da salsa e da mandioquinha-salsa. Normalmente é plantado em local definitivo, via semente. É pouco exigente em relação ao solo e muito tolerante à acidez, mas não resiste a temperaturas frias, por isto novembro é o mês ideal.
Onde plantar: todas as regiões.
Deve-se irrigar bem a lavoura de couve-flor, mas sem excesso, para não favorecer o aparecimento de doenças. Algumas folhas devem ser mantidas para a proteção da cabeça durante o transporte que, preferencialmente, deve ser feito sob refrigeração.
É fundamental a escolha da cultivar correta segundo a época de plantio, pois há cultivares adaptadas as temperaturas mais quentes e a temperaturas mais amenas, entre 15º e 25ºC.
Onde plantar: Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
É o milho colhido em estágio ainda imaturo (verde). As espigas são verde-claras e os grãos amarelados. Produz em vários tipos de solo, porém é exigente em adubação com zinco e magnésio, devendo ser bem adubado.
Essa cultura é uma ótima opção para rotação de culturas com as demais hortaliças e novembro é um ótimo mês para isto.
Onde plantar: Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
As pimenteiras são arbustos, que produzem frutos, em sua maioria, de sabor ardido ou picante. Há pimentas de vários formatos e cores, mas geralmente preferem solos bem drenados.
O plantio é feito por mudas, semeadas em bandejas, deixando 1,3 a 1,5 metro de distância entre elas e baixas temperaturas podem provocar queda de frutos.
Onde plantar: todas as regiões.
Nossas Redes Sociais
A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES) comunicou que um trabalhador…
Na comarca de Tangará, cinco indivíduos foram condenados por envolvimento em fraudes licitatórias relacionadas à…
Você já notou pequenas manchas, pontos pretos ou fios transparentes flutuando na sua visão? Esses…
A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Investigação Criminal (DIC) de…
A Preservação Ambiental ganhou destaque na Escola de Educação Básica Madre Terezinha Leoni, em Videira,…
Entre os dias 24 de fevereiro e 20 de maio de 2025, foi realizado, em…
This website uses cookies.