Cerca de 150 crianças participaram da cerimônia da 18ª edição do Prêmio Epagri de Ecologia, realizada em Videira na quinta-feira, 14 de novembro. Este ano, sete escolas públicas apresentaram projetos voltados para a educação ambiental e práticas sustentáveis no meio rural. Desde 2008, o prêmio reconhece iniciativas que promovem a sustentabilidade e a valorização da agricultura familiar.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A premiação homenageia Márcia Mortari, uma extensionista apaixonada pelas questões ambientais, cujo legado inspira a construção de sociedades mais sustentáveis. Durante o evento, a coordenadora do curso de Extensão da Epagri, Cirlei Werlang da Silva, destacou a relevância do prêmio. “É uma alegria ver a participação de escolas estaduais e municipais em ações que integram educação ambiental e cidadania”, afirmou.
Projetos que Transformam
Entre os projetos apresentados, destacou-se o trabalho da Escola de Educação Básica 30 de Outubro, de Lebon Régis, com o tema Resgatando Nossa História e Construindo o Nosso Futuro. A professora Mariá Juliel destacou o impacto do projeto em seus alunos: “Trabalhamos o amor à natureza, a reciclagem e o resgate das nossas raízes. As crianças se envolvem porque gostam de estar em contato com a natureza.”
Veja também
Epagri celebra 33 anos promovendo sustentabilidade e inovação
Aumento da incidência da cigarrinha-do-milho em SC gera preocupação
Escolas Dotti e Irmão Venâncio recebem homenagens pelos resultados no IDEB
Outros projetos incluíram hortas escolares, compostagem, recuperação de vegetação nativa e ervas medicinais. A Escola de Educação Básica Urbano Salles, de Frei Rogério, desenvolveu uma floresta de vegetação nativa, cuja trilha construída pelos alunos permite a apreciação da natureza. Jordana Mazzuco, aluna da escola, expressou o desejo de que o projeto se perpetue: “Queremos que a floresta e a horta durem por gerações, permitindo que todos sintam o que vivemos ao criar esse espaço.”
Educação para a Sustentabilidade
O Prêmio Epagri de Ecologia tem como objetivo fortalecer e dar visibilidade às escolas com projetos voltados ao meio rural, consolidando a educação ambiental como ferramenta de transformação. Além de incentivar práticas sustentáveis, a iniciativa visa integrar os diferentes saberes e fomentar o cuidado com os ecossistemas e a diversidade sociocultural.
As escolas premiadas deste ano foram:
- São Cristóvão do Sul: Grupo Escolar Dr. Hélio Anjos Ortiz, EEB Professor Argeu Furtado, Núcleo Educacional Meu Postinho e Núcleo Educacional Crescer.
- Frei Rogério: EEB Urbano Sales.
- Rio das Antas: EEB Santos Anjos.
- Lebon Régis: EEB 30 de Outubro.
A edição deste ano reafirmou o papel essencial da educação ambiental em unir escolas, comunidades e instituições em prol de um futuro mais sustentável.
Portal RBV nas redes sociais