Foto: Divulgação
Cerca de 150 crianças participaram da cerimônia da 18ª edição do Prêmio Epagri de Ecologia, realizada em Videira na quinta-feira, 14 de novembro. Este ano, sete escolas públicas apresentaram projetos voltados para a educação ambiental e práticas sustentáveis no meio rural. Desde 2008, o prêmio reconhece iniciativas que promovem a sustentabilidade e a valorização da agricultura familiar.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A premiação homenageia Márcia Mortari, uma extensionista apaixonada pelas questões ambientais, cujo legado inspira a construção de sociedades mais sustentáveis. Durante o evento, a coordenadora do curso de Extensão da Epagri, Cirlei Werlang da Silva, destacou a relevância do prêmio. “É uma alegria ver a participação de escolas estaduais e municipais em ações que integram educação ambiental e cidadania”, afirmou.
Entre os projetos apresentados, destacou-se o trabalho da Escola de Educação Básica 30 de Outubro, de Lebon Régis, com o tema Resgatando Nossa História e Construindo o Nosso Futuro. A professora Mariá Juliel destacou o impacto do projeto em seus alunos: “Trabalhamos o amor à natureza, a reciclagem e o resgate das nossas raízes. As crianças se envolvem porque gostam de estar em contato com a natureza.”
Veja também
Epagri celebra 33 anos promovendo sustentabilidade e inovação
Aumento da incidência da cigarrinha-do-milho em SC gera preocupação
Escolas Dotti e Irmão Venâncio recebem homenagens pelos resultados no IDEB
Outros projetos incluíram hortas escolares, compostagem, recuperação de vegetação nativa e ervas medicinais. A Escola de Educação Básica Urbano Salles, de Frei Rogério, desenvolveu uma floresta de vegetação nativa, cuja trilha construída pelos alunos permite a apreciação da natureza. Jordana Mazzuco, aluna da escola, expressou o desejo de que o projeto se perpetue: “Queremos que a floresta e a horta durem por gerações, permitindo que todos sintam o que vivemos ao criar esse espaço.”
O Prêmio Epagri de Ecologia tem como objetivo fortalecer e dar visibilidade às escolas com projetos voltados ao meio rural, consolidando a educação ambiental como ferramenta de transformação. Além de incentivar práticas sustentáveis, a iniciativa visa integrar os diferentes saberes e fomentar o cuidado com os ecossistemas e a diversidade sociocultural.
As escolas premiadas deste ano foram:
A edição deste ano reafirmou o papel essencial da educação ambiental em unir escolas, comunidades e instituições em prol de um futuro mais sustentável.
Nossas Redes Sociais
Na madrugada deste sábado (18), uma operação conjunta da Polícia Militar de Santa Catarina resultou…
Na manhã deste sábado (17), o Observatório Social do Brasil realizou uma blitz educativa no…
Em um prazo de duas horas, entre as 19h e às 21h deste sábado (17),…
Um acidente fatal na noite deste sábado (18) envolveu um veículo Gol, vermelho, com placas…
Você já ficou minutos esfregando uma panela engordurada, desejando um milagre que fizesse todo aquele…
As meninas do Avaí/Kindermann derrotaram na tarde deste sábado (17) a equipe do Vasco da…
This website uses cookies.