Produção de grãos em SC cresce e alcança 7,85 milhões de toneladas

O aumento foi registrado em todas as culturas principais: arroz, feijão, milho, soja e trigo

A safra de grãos 2024/25 mostrou o vigor da agricultura catarinense. O volume total subiu expressivos 20,7%, atingindo 7,85 milhões de toneladas, contra 6,5 milhões no ciclo anterior. Este resultado reforça a força do campo e o potencial econômico do estado.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Todos os principais produtos registraram alta. O arroz teve aumento de 12,2%, o feijão subiu 14,1%, o milho avançou 24,7%, a soja cresceu 19,1%, e o trigo teve impressionantes +40,5%. Esses números captam a força de uma safra bem aproveitada.

Publicidade

Esse crescimento ocorreu graças à combinação ideal entre clima favorável, produtividade recorde e uso de tecnologias avançadas no campo. Ainda assim, os produtores enfrentam um cenário de preços pressionados, tanto no mercado interno quanto externo.

No arroz, foram colhidas 1,3 milhão de toneladas. A produtividade chegou a 8,95 t/ha, recorde na série histórica. Contudo, o preço ao produtor recuou cerca de 41%, devido à oferta elevada no Brasil e Mercosul.

No feijão, a produção alcançou 129 mil toneladas, sustentada pela primeira safra. A variedade feijão‑preto teve leve valorização, mas os valores permanecem abaixo dos níveis de 2024.

No milho, foram colhidas 2,7 milhões de toneladas, contra menos área plantada. A produtividade atingiu 9,8 t/ha, a mais alta do Estado. Apesar disso, os preços cederam diante da forte safra nacional e externa.

Na soja, a produção chegou a 3,27 milhões de toneladas, alavancada por área maior e produtividade de 3.931 kg/ha. Os preços subiram levemente em junho, mas caíram em julho.

No trigo, a safra pulou 40,5%, totalizando 432 mil toneladas, após recuperação de perdas anteriores. Hoje, 98% das lavouras se encontram em excelente condição.

Apesar do volume expressivo, os preços baixos alertam para a necessidade de políticas de apoio. A Epagri destaca a importância de fortalecer a comercialização e exportação para equilibrar o mercado.

Segundo Haroldo Tavares Elias, analista de socioeconomia e desenvolvimento rural da Epagri/Cepa, o salto produtivo se deve ao uso de novas cultivares, manejo eficiente e clima oportuno. “Nesta safra em específico, o clima também contribuiu de maneira decisiva, com chuvas regulares”, enfatizou.

Em nível nacional, o Brasil também atingiu volumes históricos em milho, soja e arroz. No entanto, a maior oferta, inclusive da Argentina, pressionou os preços no primeiro semestre de 2025.

A safra recorde revela que Santa Catarina está no caminho certo, mas manter a economia agrícola forte exige atenção à logística, preços e parcerias estratégicas.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Observatório Agro Catarinense

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Quinta-feira permanece instável e frio avança em Santa Catarina

A quinta-feira (2) será marcada por tempo instável em...

Desabamento mata um trabalhador e buscas por segunda vítima seguem noite a dentro

Parte da obra de um barracão que desabou na...

Sony vai encerrar produção de discos físicos de jogos do PlayStation

A Sony anunciou que deixará de produzir discos físicos...
00:22:17

Videira Notícias – 01/07/2026

https://www.youtube.com/watch?v=Jc7TM361mo0

Parede de obra desaba e operários podem estar soterrados em Caçador

O final da tarde desta quarta-feira (1) está sendo...

Estudantes do SESI Videira apresentam projetos de inovação

Os estudantes do 7º ano da Escola SESI de...
01:01:53

RBV Notícias Videira e Tangará – 01/07/2026 – Edição 1583

https://www.youtube.com/watch?v=vv85UkYR-s0