Projeto da Epagri premiado nacionalmente promove oficina em Rio das Antas

Oficina acontece no dia 30 de agosto, a partir das 14h

Preservar a troca de sementes, fomentando o cultivo de grãos que são essenciais para a biodiversidade é apenas uma das muitas características de eventos como as Oficinas de Trocas de Sementes Crioulas, realizados em municípios do Meio-Oeste Catarinense. Em Rio das Antas, a oficina acontece no dia 30 de agosto, a partir das 14h e promove a tradição pelo compartilhamento de variedades com características locais. O evento será no Museu Municipal Vale do Rio do Peixe, no Centro da cidade.

Uma das missões da entidade é trabalhar de forma educativa, para que agricultores e comunidade valorizem, resgatem, multipliquem e façam a troca das sementes crioulas no Estado, através do programa que é conduzido com extensionistas nas comunidades, realizando encontros e estimulando a troca.

As sementes chamadas de crioulas não sofreram nenhum tipo de melhoramento genético, e passaram a ser incorporadas no dia a dia da agricultura por serem mais adaptadas ao clima, ao solo e à localidade da onde é proveniente.

Publicidade

“São aquelas variedades que são culturais no plantio e também para o consumo das famílias. Como trabalhamos com a alimentação das famílias, essas oficinas reforçam a necessidade de preservar espécies antigas e nutritivas. Também tem uma tradição de troca de mudas de flores entre as mulheres”, lembra Márcia Frozza Drechmer, da Epagri de Rio das Antas, uma das responsáveis pelo evento.

 “O objetivo é manter essa tradição e também preservar espécies que não são comerciais nem modificadas geneticamente. Essas sementes são populações conservadas, diferentes em sua composição genética e adaptadas às condições agro climáticas e ecológicas particulares às áreas de cultivo”, exalta Márcia.

Projeto Premiado

Presente em quase 20 cidades do Meio-Oeste, o projeto de Preservação das Sementes Crioulas foi o vencedor na categoria Agropecuária do Prêmio Expressão de Ecologia 2022/23, maior premiação ambiental do país no segmento empresarial.O projeto Guardiões de Sementes vem sendo desenvolvido desde 2015 pelo escritório da Epagri em Frei Rogério, e outros 18 municípios de abrangência.

Fonte:
Fonte: Secom

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Identificada vítima de feminicídio em Ipira

Daiana Gisele Müller, de 38 anos, foi encontrada morta em uma ponte na Linha Capelinha; companheiro se apresentou às autoridades.

Homem acusado de avançar com pulverizador contra policial vai a júri em Fraiburgo

Acusado de investir com pulverizador contra agente de segurança em 2025 enfrenta julgamento nesta quinta-feira.

Novas instabilidades atingem Santa Catarina nesta quarta-feira

A atuação de um sistema de baixa pressão favorece...

Pavimentação entre Sede Etelvina e Imbuial entra em fase de licitação

Projeto de 5,7 quilômetros de asfalto na Estrada VDR-406 avança para etapa de licitação com investimento de R$ 13,58 milhões.

Matos Costa: Jovem de 18 anos é atingido por árvore

Jovem de 18 anos atingido por árvore no interior de Matos Costa foi levado em estado grave ao hospital.

Ibiam realiza leilão online de veículos e máquinas

A Prefeitura Municipal de Ibiam mantém leilão online aberto para veículos, máquinas e sucatas, com lances possíveis até 16 de novembro de 2026.

Jovem fica ferido após colisão entre dois carros na SC-464 em Arroio Trinta

Acidente envolvendo dois veículos ocorreu na manhã desta terça-feira, próximo a um restaurante na rodovia.