Projeto da Epagri premiado nacionalmente promove oficina em Rio das Antas

Oficina acontece no dia 30 de agosto, a partir das 14h

Preservar a troca de sementes, fomentando o cultivo de grãos que são essenciais para a biodiversidade é apenas uma das muitas características de eventos como as Oficinas de Trocas de Sementes Crioulas, realizados em municípios do Meio-Oeste Catarinense. Em Rio das Antas, a oficina acontece no dia 30 de agosto, a partir das 14h e promove a tradição pelo compartilhamento de variedades com características locais. O evento será no Museu Municipal Vale do Rio do Peixe, no Centro da cidade.

Uma das missões da entidade é trabalhar de forma educativa, para que agricultores e comunidade valorizem, resgatem, multipliquem e façam a troca das sementes crioulas no Estado, através do programa que é conduzido com extensionistas nas comunidades, realizando encontros e estimulando a troca.

As sementes chamadas de crioulas não sofreram nenhum tipo de melhoramento genético, e passaram a ser incorporadas no dia a dia da agricultura por serem mais adaptadas ao clima, ao solo e à localidade da onde é proveniente.

Publicidade

“São aquelas variedades que são culturais no plantio e também para o consumo das famílias. Como trabalhamos com a alimentação das famílias, essas oficinas reforçam a necessidade de preservar espécies antigas e nutritivas. Também tem uma tradição de troca de mudas de flores entre as mulheres”, lembra Márcia Frozza Drechmer, da Epagri de Rio das Antas, uma das responsáveis pelo evento.

 “O objetivo é manter essa tradição e também preservar espécies que não são comerciais nem modificadas geneticamente. Essas sementes são populações conservadas, diferentes em sua composição genética e adaptadas às condições agro climáticas e ecológicas particulares às áreas de cultivo”, exalta Márcia.

Projeto Premiado

Presente em quase 20 cidades do Meio-Oeste, o projeto de Preservação das Sementes Crioulas foi o vencedor na categoria Agropecuária do Prêmio Expressão de Ecologia 2022/23, maior premiação ambiental do país no segmento empresarial.O projeto Guardiões de Sementes vem sendo desenvolvido desde 2015 pelo escritório da Epagri em Frei Rogério, e outros 18 municípios de abrangência.

Fonte:
Fonte: Secom

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Pequenas atitudes fazem grande diferença na preservação da água

Deixar a torneira aberta ao lavar a louça, prolongar...

Governo sanciona lei que garante renovação automática da CNH

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta...

WhatsApp lança figurinhas, efeitos e recursos especiais para a Copa do Mundo

O WhatsApp anunciou nesta quinta-feira (4) uma série de...

Bebê de quatro meses morre após complicações causadas por meningite bacteriana em Capinzal

Um bebê de apenas quatro meses morreu após complicações...

Professora é condenada por maus-tratos praticados contra bebês em creche

Uma professora de educação infantil foi condenada por maus-tratos...

Ancelotti anuncia Paquetá e Igor Thiago em amistoso

O técnico da seleção brasileira, Carlo Ancelotti, concedeu entrevista...

Motorista perde controle de caminhão e passageiro é resgatado em estado grave

Um grave acidente de trânsito foi registrado na manhã...