Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Projeto da Epagri premiado nacionalmente promove oficina em Rio das Antas

Oficina acontece no dia 30 de agosto, a partir das 14h

Preservar a troca de sementes, fomentando o cultivo de grãos que são essenciais para a biodiversidade é apenas uma das muitas características de eventos como as Oficinas de Trocas de Sementes Crioulas, realizados em municípios do Meio-Oeste Catarinense. Em Rio das Antas, a oficina acontece no dia 30 de agosto, a partir das 14h e promove a tradição pelo compartilhamento de variedades com características locais. O evento será no Museu Municipal Vale do Rio do Peixe, no Centro da cidade.

Uma das missões da entidade é trabalhar de forma educativa, para que agricultores e comunidade valorizem, resgatem, multipliquem e façam a troca das sementes crioulas no Estado, através do programa que é conduzido com extensionistas nas comunidades, realizando encontros e estimulando a troca.

As sementes chamadas de crioulas não sofreram nenhum tipo de melhoramento genético, e passaram a ser incorporadas no dia a dia da agricultura por serem mais adaptadas ao clima, ao solo e à localidade da onde é proveniente.

Publicidade

“São aquelas variedades que são culturais no plantio e também para o consumo das famílias. Como trabalhamos com a alimentação das famílias, essas oficinas reforçam a necessidade de preservar espécies antigas e nutritivas. Também tem uma tradição de troca de mudas de flores entre as mulheres”, lembra Márcia Frozza Drechmer, da Epagri de Rio das Antas, uma das responsáveis pelo evento.

 “O objetivo é manter essa tradição e também preservar espécies que não são comerciais nem modificadas geneticamente. Essas sementes são populações conservadas, diferentes em sua composição genética e adaptadas às condições agro climáticas e ecológicas particulares às áreas de cultivo”, exalta Márcia.

Projeto Premiado

Presente em quase 20 cidades do Meio-Oeste, o projeto de Preservação das Sementes Crioulas foi o vencedor na categoria Agropecuária do Prêmio Expressão de Ecologia 2022/23, maior premiação ambiental do país no segmento empresarial.O projeto Guardiões de Sementes vem sendo desenvolvido desde 2015 pelo escritório da Epagri em Frei Rogério, e outros 18 municípios de abrangência.

Fonte:
Fonte: Secom

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Fim de semana será de sol e calor em Santa Catarina

O último fim de semana de fevereiro e o...

Grupo Superviza surpreende foliões no carnaval de Joaçaba

O Grupo Superviza transformou presença em propósito no Carnaval...

Governador de SC é reconhecido por contribuição à educação superior

O Conselho Universitário (Consun) da Unoesc realizou, na noite...

Publicaçao Legal – Edital de Convocação Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA)

AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA APRESENTAÇÃO DO RIMA DO EMPREENDIMENTO LINHA...

Caçadorenses são chamados para testes da Seleção Catarinense de Handebol

Dez representantes de Caçador foram convocados para a seletiva...

Mais Lidas da semana

Santa Catarina registra seis casos suspeitos de Mpox

Santa Catarina confirmou em 2026 seis casos suspeitos da...

Influenciador e marido são condenados por exploração de adolescentes e produção de conteúdo ilegal

A Justiça da Paraíba condenou o influenciador digital Hytalo...

Ex-gerente da Caixa é investigado por desvio de R$ 1 milhão em SC

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (24), a...

Ex-dirigentes do INSS fecham delação e citam Lulinha

Ex-dirigentes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) formalizaram...

Fortes chuvas deixam 14 mortos e dezenas de desaparecidos em Minas Gerais

As fortes chuvas que atingem Juiz de Fora, na...

Outros Tópicos Interessantes