Rádios RBV

Menu

Projeto da Epagri premiado nacionalmente promove oficina em Rio das Antas

Oficina acontece no dia 30 de agosto, a partir das 14h

Fonte:
Fonte: Secom

Preservar a troca de sementes, fomentando o cultivo de grãos que são essenciais para a biodiversidade é apenas uma das muitas características de eventos como as Oficinas de Trocas de Sementes Crioulas, realizados em municípios do Meio-Oeste Catarinense. Em Rio das Antas, a oficina acontece no dia 30 de agosto, a partir das 14h e promove a tradição pelo compartilhamento de variedades com características locais. O evento será no Museu Municipal Vale do Rio do Peixe, no Centro da cidade.

Uma das missões da entidade é trabalhar de forma educativa, para que agricultores e comunidade valorizem, resgatem, multipliquem e façam a troca das sementes crioulas no Estado, através do programa que é conduzido com extensionistas nas comunidades, realizando encontros e estimulando a troca.

As sementes chamadas de crioulas não sofreram nenhum tipo de melhoramento genético, e passaram a ser incorporadas no dia a dia da agricultura por serem mais adaptadas ao clima, ao solo e à localidade da onde é proveniente.

“São aquelas variedades que são culturais no plantio e também para o consumo das famílias. Como trabalhamos com a alimentação das famílias, essas oficinas reforçam a necessidade de preservar espécies antigas e nutritivas. Também tem uma tradição de troca de mudas de flores entre as mulheres”, lembra Márcia Frozza Drechmer, da Epagri de Rio das Antas, uma das responsáveis pelo evento.

 “O objetivo é manter essa tradição e também preservar espécies que não são comerciais nem modificadas geneticamente. Essas sementes são populações conservadas, diferentes em sua composição genética e adaptadas às condições agro climáticas e ecológicas particulares às áreas de cultivo”, exalta Márcia.

Projeto Premiado

Presente em quase 20 cidades do Meio-Oeste, o projeto de Preservação das Sementes Crioulas foi o vencedor na categoria Agropecuária do Prêmio Expressão de Ecologia 2022/23, maior premiação ambiental do país no segmento empresarial.O projeto Guardiões de Sementes vem sendo desenvolvido desde 2015 pelo escritório da Epagri em Frei Rogério, e outros 18 municípios de abrangência.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Escolas municipais realizam festas julinas em Caçador

As festas julinas seguem movimentando a rede municipal de...

Bombeiros de SC recebem reforço com 11 ambulâncias novas

Na manhã de quinta-feira (4), durante cerimônia em alusão...

Arroio Trinta sediará ciclo de estudos sobre controle da administração municipal

Arroio Trinta sediará, em 8 de julho, uma etapa...

Festa da Fogueira começa a tomar forma no Parque Central

A tradicional Festa da Fogueira de Caçador já está...

Mais Lidas da semana

Padre Wilson Maiorki morre em acidente na BR-280

O padre Wilson Maiorki, com passagens marcantes por Fraiburgo...

Previsão do Tempo: Santa Catarina mantém tempo firme

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta sexta-feira...

Bolsonaro cancela visita a SC e entra em repouso por tempo indeterminado

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou o compromisso que...

Audiência pública discute vacinação contra Covid-19 em crianças até 5 anos

Na próxima segunda-feira, dia 30, a Assembleia Legislativa de...

Mulher de 35 anos que morava em Caçador está desaparecida

A família de uma moradora de Caçador está em...

Outros Tópicos Interessantes