24 de maio marca o Dia Nacional do Café, uma das bebidas mais consumidas em todo o Brasil. Conforme a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), em parceria com o sistema Horus, o consumo de café no Brasil aumentou 0,16% nos quatro primeiros meses de 2024.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
No total, conforme o levantamento, foram consumidas 4.963.725 sacas de 60kg no mercado interno. O mesmo período, em 2023, registrou um consumo de 4.955.567 sacas. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 22.
Se comparados apenas os meses de abril de 2023 e 2024, o consumo teve um crescimento exponencial, de 9,2%. Já a diferença entre os meses de março do ano passado e o deste ano foi de apenas 1,11%.
Durante o primeiro quadrimestre de 2024, as vendas acumuladas aumentaram para as seguintes categorias: Superior, Gourmet e Especial. Ainda foram observados crescimentos para o consumo de capsulas e solúveis. Já os modelos Extraforte e Tradicional foram os únicos que apresentaram queda no consumo. Os números apresentam ainda que 82,9% do total consumido nos 4 meses foram de cafés tradicionais e extrafortes.
24 de maio marca o Dia Nacional do Café desde 2005 em todo o território brasileiro
Instituída em 2005, pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), marca o início da colheita do café na maioria do território nacional. No entanto, a data coincide com o Dia do Barista, sendo assim, torna-se uma data comercial. O momento mostra-se oportuno para serem apresentados os mais diferentes modelos de café ao público.
Pouco mais de um mês antes, do dia 24 de maio, o mundo celebra o Dia do Café, em 14 de abril. O Brasil conta com a data especial, pelo fato de ser o maior produtor da bebida em todo o mundo. Porém, não é o maior consumidor. A lista é encabeçada por Finlândia, Suécia e Bélgica.
Além das datas mencionadas, o dia 1º de outubro marca o Dia Internacional do Café, reconhecido Organização Internacional do Café.
Veja mais:
Enchentes no RS repercutem no preço do arroz, soja e leite
Conchiglione de queijos ao molho bechamel é um pedido especial
Barista dá dicas de consumo e preparo no Dia Nacional do Café
Para os amantes de um bom café, o repórter Ernesto Júnior esteve numa cafeteria de Videira, onde conversou com Bruna Retore. A empresária, que também é barista, trouxe os principais detalhes de como a bebida pode ser consumida da melhor forma.