Apicultores relatam mortalidade de abelhas por uso de agrotóxicos

Além da mortalidade, a falta de polinização e a contaminação do mel são grandes preocupações

Apicultores do Meio-Oeste catarinense têm relatado uma grande preocupação devido à mortalidade em massa de abelhas. Os produtores locais identificaram o uso de agrotóxicos como a principal causa do envenenamento das abelhas, resultando em grandes perdas para a apicultura e a polinização da região.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Os apicultores, como Celio Althaus Lurkevicz, relatam que os produtos químicos, como o fipronil e o craps, têm causado uma devastação significativa nas colmeias.

Publicidade

O fipronil, embora banido no Rio Grande do Sul, ainda está sendo encontrado em certas áreas de Santa Catarina, afetando o sistema nervoso das abelhas, levando-as a morrer no chão e prejudicando as colmeias.

A situação é alarmante, com apicultores como Jair Carlesso de Tangará relatando a perda de 40 colmeias este ano.

Veja também

Apoio financeiro à apicultura é aprovada na Comissão de Finanças

Mel catarinense fica em 2º lugar em prêmio nacional

Além da morte das abelhas, a qualidade do mel produzido está em risco, uma vez que o mel contaminado não pode ser comercializado.

Carlesso destaca que a contaminação compromete o valor do produto e resulta em perdas financeiras.

Celio Lurkevicz  comenta que o custo para substituir uma colmeia é alto, cerca de R$ 1.000, e o processo de limpeza e reativação das colmeias danificadas é demorado e caro.

A falta de abelhas afeta ainda a polinização de diversas culturas, prejudicando fruticultores e impactando a agricultura local.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Abertura da Copa do Mundo tem vitória mexicana

O México começou a Copa do Mundo 2026 com...

Sexta-feira intercala chuva e aberturas de sol em Santa Catarina

A sexta-feira (12) será marcada por chuva intensa e...

Coca-Cola recolhe garrafas por retirada de figurinhas da Copa 2026

Uma campanha promocional lançada pela Coca-Cola em preparação para...

‘Polvo vidente’ de Santa Catarina aposta em vitória do Brasil na estreia da Copa do Mundo

Enquanto torcedores e especialistas fazem projeções para os resultados...

Caçador é medalhista no Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa para Surdos

Caçador conquistou o pódio nas disputas de dupla na...

Jorginho Mello critica veto à pesca da tainha e cobra governo Lula

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), voltou...

Real Videira e Grêmio da Penha conquistam títulos do Municipal de Futebol de Campo em Videira

A Fundação Municipal de Esportes de Videira (FMEV) encerrou...
01:00:54

RBV Notícias Videira e Tangará – 11/06/2026 – Edição 1570

https://www.youtube.com/watch?v=CNCDVitL3kQ