Arroio Trinta realiza a abertura da temporada da colheita da uva no Meio-Oeste do Estado. Detentora do título de Capital Catarinense da Cultura Italiana, a cidade, de pouco mais de 3.500 habitantes, realizou a abertura oficial dos eventos ligados à uva, alimento típico da região.
Os parreirais de uva receberam convidados, autoridades e turistas durante a tarde da última sexta-feira, 05. O prefeito, Alcedir Felchilcher, afirmou que o momento é de extrema importância para o município, para ele é o momento onde se entrelaçam as raízes culturais e o desenvolvimento turístico. “[…] de onde vêm turistas de todos os lugares do nosso Brasil. Eles vêm, participam da colheita, isso é muito importante na divulgação do nosso município de Arroio Trinta”, afirma Felchilcher.
A construção do evento é realizada sobre a perspectiva de se manter a tradição dos imigrantes italianos que por ali chegaram entre os séculos XIX e XX. Para o empresário e proprietário da vinícola, Fernando Magro, o momento é dos mais importantes. “É resultado de um trabalho de um ano todo. É essa festa da vindima que representa isso, colher a uva, fazer a pisa, produzir o vinho, que era o costume de antigamente que a gente está resgatando”.
Arroio Trinta realiza a abertura da temporada da colheita da uva mantendo os pés nas tradições com olhar no futuro
Para o secretário de Cultura e Turismo de Arroio Trinta, Wheliton Luiz Godinho, o momento é importante para fidelizar as raízes da cidade como um polo turístico da região do Meio-Oeste catarinense. Porém, ele destaca que, além disso, as raízes devem manter sempre os pés nas tradições trazidas do passado.
Os presentes puderam participar da colheita, apreciar um tradicional merendin e ainda realizar a tradicional pisa da uva. Durante os meses de janeiro e fevereiro, a cidade realizará vindimas em determinadas datas disponíveis nas redes sociais da prefeitura.
Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais: