Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Árvore que produz ameixa e pêssego juntos viraliza nas redes

Fato aconteceu em cidade de Santa Catarina. Veja também explicações de especialista em fruticultura

Colher frutas diferentes em uma única árvore cultivada no quintal de casa parece improvável, mas é exatamente isso que aconteceu em Irineópolis, no Norte de Santa Catarina. Uma árvore que produz ameixa e pêssego ao mesmo tempo viralizou nas redes sociais após a história ser compartilhada pela empresária Kely Clever.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Em entrevista à Globo Rural, Kely contou que a família adquiriu diversas mudas frutíferas em 2022, entre ameixa, uva e pêssego, para plantar no quintal da residência. Dois anos depois, veio a surpresa: uma das árvores passou a produzir duas variedades de frutas simultaneamente.

Publicidade

“Como o nosso espaço era pequeno, meu marido retirou as uvas e levou para a propriedade da minha sogra. As demais mudas seguimos cultivando normalmente, até que, em 2024, percebemos que uma das plantas tinha pêssego e ameixa. Muita gente comentou que quem fez o enxerto não fez certo e que, por isso, nasceram as duas frutas. Mas, para a gente, deu muito certo, né? Imagina que legal ter duas frutas no mesmo pé”, relatou.

No primeiro ciclo de frutificação, a produção foi pequena e os frutos acabaram sendo consumidos por aves. Já em 2025, a quantidade aumentou consideravelmente e todas as ameixas e pêssegos foram colhidos. “As frutas amadureceram em momentos diferentes do mês de dezembro e estavam muito saborosas”, contou a empresária.

Qual a explicação?

De acordo com o pesquisador caçadorense José Luis Petri, referência em fruticultura, a produção de duas ou mais frutas diferentes em uma mesma planta é perfeitamente possível e chama a atenção pela curiosidade que desperta. Um exemplo clássico é a produção de pêssego e ameixa na mesma árvore, prática viável graças à técnica da enxertia.

Isso só é possível porque o pessegueiro e a ameixeira pertencem à mesma família botânica e ao mesmo gênero, o que permite a compatibilidade entre as plantas. Por meio da enxertia, um ramo de ameixeira pode ser inserido em um pessegueiro, ou vice-versa. Assim, cada ramo enxertado produzirá o fruto correspondente à planta que foi utilizada no enxerto.

Dessa forma, uma única árvore pode gerar pêssegos em um galho e ameixas em outro, conforme o material vegetal utilizado. A técnica também pode ser aplicada para quem deseja ter duas ou mais cultivares da mesma fruta em uma única planta.

Um exemplo prático é a enxertia de uma cultivar precoce e outra tardia. Com isso, a planta pode produzir frutos em períodos diferentes do ano, como em novembro e também em janeiro, prolongando a época de colheita.

No entanto, a enxertia só funciona entre plantas do mesmo gênero. Por esse motivo, não é possível, por exemplo, enxertar uma macieira em um pessegueiro, já que pertencem a gêneros diferentes e não apresentam compatibilidade biológica.

Essa técnica não é utilizada em escala comercial, sendo mais comum em pequenas chácaras de lazer e jardins residenciais, onde o objetivo principal é a diversificação, a curiosidade e o valor ornamental. Ainda assim, árvores com mais de um tipo de fruta costumam despertar grande interesse e admiração entre as pessoas que as observam.

Experiência da Embrapa

Em 2025, a Embrapa Clima Temperado realizou a técnica de enxertia múltipla para fins didáticos utilizando o porta-enxerto do pessegueiro Flordaguard, conhecido pelas folhas vermelhas, com outras sete variedades de frutas, entre pêssegos, nectarinas e ameixas.

Após nove meses, em outubro do ano passado, a planta apresentou os primeiros frutos, incluindo pêssego redondo, pêssego chato e nectarina, comprovando que a técnica pode resultar em uma única árvore com diversas variedades de frutas ao mesmo tempo.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | com informações Globo Rural

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Quinta-feira será abafada e termina com temporais em SC

A quinta-feira (08) começa com tempo firme e abafado...

Corpo de mulher é encontrado boiando em rio no interior de Videira

O corpo de uma mulher adulta foi encontrado boiando...

Assinadas ordens de serviço para o Posto de Saúde do Berger

A Prefeitura de Caçador assinou nesta quarta-feira, dia 7...

Bíblia permanece intacta após incêndio em Caçador

Um detalhe comovente e que chamou a atenção da...

Mais Lidas da semana

Gasolina, diesel e gás ficam mais caros em todo país

O aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e...

Garoto está desaparecido em Caçador

Um garoto de 10 anos de idade, identificado como...

Suspeitos levaram cabeça de adolescente como “troféu” em SC

Um adolescente de 15 anos foi brutalmente assassinado em...

Criança de 4 anos morre em acidente com trator em Monte Carlo

Criança de 4 anos morre em acidente com trator...

Identificadas as vítimas fatais de acidente com carreta de Caçador

Foram identificadas as vítimas fatais do grave acidente de...

Outros Tópicos Interessantes