Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Bezerra com duas cabeças morre em SC

O animal estava internado no Hospital Veterinário da Unoesc, em São Miguel do Oeste, mas não resistiu e teve a morte confirmada no sábado, dia 27

A bezerra que nasceu com duas cabeças em Belmonte, no Oeste de Santa Catarina, morreu neste fim de semana, mesmo após receber atendimento especializado. O animal estava internado no Hospital Veterinário da Unoesc, em São Miguel do Oeste, e não resistiu às complicações causadas pela condição rara. A confirmação da morte ocorreu no sábado, dia 27 de setembro.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A bezerra nasceu com uma má formação congênita incomum chamada diprosopia, também conhecida popularmente como “duas faces”. Essa condição resulta na formação de duas cabeças, consequência de falhas no desenvolvimento embrionário nas primeiras divisões celulares.

Publicidade

De acordo com o biólogo e professor Jackson Preuss, que acompanhou o caso desde o início:

“A diprosopia pode surgir por falhas no desenvolvimento embrionário, especialmente nas primeiras divisões celulares”.

A condição é extremamente rara. Especialistas estimam que ocorra em apenas um a cada 400 milhões de bezerros. A anomalia é causada por uma fusão de crânios, situação que geralmente se relaciona ao processo que originaria gêmeos idênticos.

As causas podem envolver fatores genéticos, ambientais, exposição a toxinas, vírus ou até deficiências nutricionais durante a gestação. Essas influências podem afetar o embrião ainda nas suas fases iniciais, levando a duplicações parciais que resultam em deformidades.

A Unoesc vai utilizar o caso como objeto de estudo acadêmico, dada a raridade da ocorrência. O pesquisador destaca a relevância:

“É um caso que enriquece o ensino. A gente estuda essas más-formações na teoria, mas agora temos um exemplo real para analisar”.

Embora casos semelhantes já tenham sido registrados em outras espécies no estado, a diprosopia continua sendo uma anomalia extremamente incomum na natureza e com pouquíssima chance de sobrevivência.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Guararema

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Motociclista fica ferido após queda na SC-350 em Lebon Régis

O Corpo de Bombeiros Militar de Lebon Régis atendeu,...

Segundo dia do Enem 2025 mobiliza quase 5 milhões de candidatos

O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio...

Música brasileira conquista 8 troféus na 26ª edição do Grammy Latino

A 26ª edição do Grammy Latino aconteceu nesta quinta-feira...

Árvore de crochê gigante é destaque nas comemorações natalinas em SC

Rodeio, no Vale do Itajaí, Santa Catarina, agora conta...

Governo de SC entrega 20 ônibus escolares para redes públicas

O governador Jorginho Mello, acompanhado da secretária de Estado...

Mais Lidas da semana

Polícia prende homem por ato obsceno em via pública em Videira

No sábado, por volta das 14 horas, a Polícia...

Homem é morto a tiros às margens do Rio do Peixe em Caçador

Na noite de domingo (9), a Polícia Militar de...

Homem é baleado no rosto ao tentar invadir casa da ex em Ibicaré

Na madrugada deste sábado (8), por volta da 1h,...

Identificado homem encontrado morto em Caçador

Foi identificado como Paulo Sergio dos Santos “Neguinho”, 37...

Homem mata esposa e filha e comete suicídio em cidade catarinense

Um crime de extrema violência chocou o município de...

Outros Tópicos Interessantes