Bezerro nasce com duas cabeças no Oeste de Santa Catarina

Bezerro nasce com duas cabeças, dois focinhos, quatro olhos, duas orelhas e um só cérebro

Uma ocorrência rara e impressionante despertou a curiosidade dos moradores de Belmonte, no Extremo-Oeste de Santa Catarina, na última quinta-feira (25). Um bezerro nasceu com duas cabeças, em um caso que imediatamente atraiu atenção de moradores, profissionais e estudantes da área da saúde animal.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O dono do animal, ao notar a condição incomum, acionou estudantes de Medicina Veterinária para avaliação inicial. Rapidamente, o caso foi classificado como um possível caso de diprosopia, uma má formação extremamente rara.

Publicidade

Segundo explicou o biólogo Jackson Preuss, ainda são necessárias análises mais aprofundadas, mas os primeiros sinais indicam a duplicação parcial da face, condição conhecida como diprosopia.

“Esse bezerro apresenta dois focinhos, quatro olhos, um único cérebro e duas orelhas — características típicas da diprosopia”, detalhou o especialista.

A diprosopia é causada, geralmente, por uma falha genética relacionada à produção de determinadas proteínas, que pode afetar a formação facial durante o desenvolvimento embrionário.

Mesmo com o nascimento aparentemente estável, o prognóstico para casos como este não costuma ser favorável. O biólogo acrescentou que o animal provavelmente possui apenas um sistema nervoso central, o que reduz drasticamente as chances de sobrevivência.

O bezerro será acompanhado de perto por uma equipe multidisciplinar composta por alunos, médicos veterinários e biólogos da Unoesc, em São Miguel do Oeste. O objetivo é entender melhor a formação do animal e oferecer os cuidados possíveis.

Casos de bezerros com duas cabeças são extremamente raros, e seu estudo pode contribuir para avanços na compreensão de má formações em animais de criação.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações ND Mais

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Futuro das cotas raciais em universidades de SC será definido pelo STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) analisa atualmente a legalidade...

Feira do Produtor em Caçador já oferece peixe para Semana Santa

A Feira do Produtor Rural de Caçador já está...

Nova licença-paternidade é sancionada e começa a valer em todo o Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou...

Inova Contestado Lab acelera 14 startups com empresa Viposa

O ambiente de tecnologia e inovação do Meio-Oeste de...

Lula confirma Geraldo Alckmin como candidato a vice nas eleições 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou...

Novos toldos são implantados em Cemeis de Videira

A Secretaria de Educação de Videira segue investindo na...

Prefeitura de Capinzal se manifesta sobre operação da Polícia Federal

A Prefeitura de Capinzal informa que teve conhecimento da...

Câmara de Videira vota 11 projetos e destaca ações culturais e esportivas

A Câmara de Vereadores de Videira realiza, na noite...