Ícone do site PortalRBV

Cancro Europeu é tema de capacitação em Fraiburgo

Confira o Boletim Agropecuário de setembro

Foto: Divulgação

Na próxima terça-feira (27), Fraiburgo receberá a capacitação da campanha “Todos contra o Cancro Europeu”, às 14h, no auditório da ACIAF. O evento busca orientar técnicos e produtores de maçã sobre a praga que afeta pomares de macieira, causando grandes prejuízos.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A iniciativa é promovida pela Associação de Engenheiros e Agrônomos de Fraiburgo (Asseaf), Núcleo de Fruticultura da ACIAF e Comitê de Sanidade das Pomáceas, com patrocínio do CREA SC.

Durante o encontro haverão três profissionais da área de pesquisa e controle fitossanitário debatendo formas de identificação e tratamento do Cancro Europeu.

Veja também

Como controlar o cancro europeu que atinge a produção de maçã

Combate ao Cancro Europeu é tema de encontros regionais

O pesquisador da Epagri de São Joaquim, Leonardo Araújo, além do pesquisador da Epagri de Caçador, Claudio Ogoshi, e o gestor do Departamento de Defesa Sanitária Vegetal da Cidasc, Alexandre Mees, liderarão a capacitação.

André Zagonel, presidente da Asseaf, destaca a importância do evento regional. “Esperamos atrair muitos interessados em proteger seus pomares e evitar prejuízos”, afirmou.

Orientações sobre o Cancro Europeu

O Cancro Europeu afeta macieiras, podendo levar à perda da planta e ao risco de contágio para outras.

Para controlar a doença, especialistas recomendam inspecionar os pomares pelo menos quatro vezes ao ano para identificar plantas contaminadas.

Medidas como a remoção e descarte adequado das plantas infectadas e tratamentos fitossanitários são essenciais.

O aplicativo Cancontrol, desenvolvido pela ABPM em parceria com o IFSC e a Epagri, auxilia na identificação rápida das plantas afetadas, oferecendo informações e orientações práticas para produtores e técnicos.

Como controlar o cancro europeu que atinge a produção de maçã

A doença contamina a planta por meio de feridas causadas pela queda de folhas, poda, e ainda é o mistério para vários produtores rurais.

Sair da versão mobile