No interior catarinense, mais precisamente no município de Arroio Trinta, encontra-se uma verdadeira preciosidade para os amantes da viticultura. Um casal cultiva 45 variedades de uva no quintal de casa, uma impressionante coleção de Karenn e Fladimir Kozlowski.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O fascínio pela arte do cultivo de uvas começou em 2015, quando o casal, após uma má experiência de plantio, foi em busca de informações e teve seu primeiro contato com os vídeos educativos do renomado viticultor Sergio Semerdjian, sediado em São Paulo.
Veja também
Epagri libera novas variedades de uva para produção de vinho fino
Produtores apostam em diferentes sistemas de cultivo de morango
Inspirados por suas instruções e apaixonados pela diversidade dessa fruta, Karenn e Fladimir embarcaram em uma jornada de aprendizado e colecionismo, resultando na criação de uma coleção que inclui raridades como a vinha Campos da Paz, brindada no Brasil em 1889, e a Moscatel Erevan, uma variedade oriunda da Armênia.
Originária da capital da Armênia, essa uva possui uma rica e simbólica história, remontando às antigas tradições vinícolas da região e do mundo.
“Tem uma passagem na Bíblia que diz que a primeira pessoa no mundo que ficou alcoolizada com vinho foi Noé, porque ele conheceu a videira na Armênia, no Monte Ararat, onde a arca parou. Diz que ele deixou os cachos de uva num jarro qualquer. Ela sozinha foi fermentando, que acontece naturalmente, e no Gênesis está escrito assim do seu caldo tomou, alegre ficou e suas vestes, rasgou” conta Sergio Semerdjian.
Atualmente, a produção do casal de Arroio Trinta gira em torno de 2000 quilos de uva, destinados ao consumo próprio, doações e até mesmo venda para amigos e conhecidos, além de serem utilizados na fabricação de sucos, geleias e vinhos caseiros.
Coleção impressiona especialista
Sergio Semerdjian, que há décadas se dedica a disseminar conhecimentos sobre viticultura, ficou impressionado com o progresso dos colecionadores catarinenses em tão pouco tempo. Para ele, a qualidade e a variedade da coleção dos Kozlowski são incomparáveis no Brasil, destacando o empenho e a dedicação do casal em preservar e promover a diversidade das uvas.
Ele enfatiza a importância de compartilhar conhecimentos e incentivar a agricultura sustentável e familiar, ressaltando a necessidade de cada família produzir seu próprio alimento, especialmente em tempos de mudanças climáticas.
Ao finalizar, Karenn e Fladimir expressam sua gratificação ao verem suas plantas prosperarem e se desenvolverem, ressaltando a paciência e a satisfação que acompanham cada etapa desse processo.
A história dos Kozlowski inspira o poder da paixão e da perseverança na preservação de tradições agrícolas e na promoção da diversidade biológica, destacando a importância do conhecimento compartilhado e do cultivo consciente para um futuro sustentável.
Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais: