Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Chuvas aliviam estiagem, mas perdas na agricultura persistem

A Epagri alerta que, apesar da chuva, os cuidados com as lavouras continuam essenciais

Na última semana, as regiões do Extremo Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina receberam chuvas mais intensas, conforme dados da Epagri/Ciram. Algumas áreas, como o município de Ouro, chegaram a registrar 88mm de precipitação, aliviando parcialmente a escassez hídrica que afetava a região. No entanto, a distribuição das chuvas foi desigual, com algumas localidades do Norte do estado, como Itapoá, recebendo menos de 10 mm de chuva.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Apesar da irregularidade das chuvas, o fenômeno ajudou a reduzir os impactos da estiagem nas regiões Oeste e Meio Oeste, que enfrentavam uma situação crítica de falta de água.

Publicidade

A Epagri/Cepa, no entanto, destaca que mesmo com a precipitação recente, o efeito sobre as lavouras não foi suficiente para reverter totalmente a falta de água, especialmente nas áreas onde a seca persistiu por mais tempo.

Situação das lavouras na região

As lavouras da segunda safra, composta por milho, soja e feijão, estão em pleno desenvolvimento vegetativo e início de floração.

Veja também

Pesquisa revela que 70% dos brasileiros não fazem check-ups regulares

Sicoob Tangará apresenta resultados de 2024 em assembleia com mais de 500 pessoas

Contudo, as culturas ainda necessitam de cuidados constantes, principalmente devido à irregularidade nas precipitações.

Milho (segunda safra)

Embora as chuvas tenham trazido um alívio momentâneo, os prejuízos na produção de milho são elevados. A estiagem anterior causou subdesenvolvimento das plantas, e muitas lavouras serão destinadas à silagem.

Em São Miguel do Oeste, estima-se uma queda de até 35% na produtividade.

No momento, 34% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo, 46% em floração e 21% em frutificação. A qualidade das lavouras é dividida entre 65% boas, 22% médias e 15% ruins.

Feijão (segunda safra)

A chuva recente ajudou a amenizar os efeitos da estiagem nas lavouras de feijão.

A colheita já começou em algumas regiões, como São Miguel do Oeste, onde a produção foi afetada pela falta de chuva nos últimos 30 dias.

Apesar disso, 84% das lavouras são avaliadas como boas, e os produtores seguem com os tratamentos fitossanitários para garantir a qualidade da produção.

Soja (segunda safra)

A soja está em fase de desenvolvimento, floração e início da formação dos grãos. Devido à estiagem prolongada, espera-se uma redução de pelo menos 30% na produtividade.

Para proteger a lavoura, produtores de São Miguel do Oeste estão aplicando fungicidas e inseticidas. Além disso, alguns municípios já iniciaram levantamentos para elaboração de laudos de perdas.

No momento, 79% das lavouras de soja são consideradas boas.

Perspectivas para o Futuro

Embora as chuvas tenham aliviado a situação de alguns produtores, o panorama ainda é desafiador.

O acompanhamento contínuo e os cuidados fitossanitários serão essenciais para mitigar os prejuízos e garantir a qualidade das lavouras.

A falta de precipitações regulares ainda é uma preocupação, especialmente nas regiões mais afetadas pela estiagem prolongada.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Epagri

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Jogos SESI + Saúde reúne mais de 70 atletas em 150 partidas em Videira

No domingo, dia 22 de fevereiro, Videira recebeu a...

Trabalhador cai do 2º andar durante manutenção de ar-condicionado

Na noite desta segunda-feira, dia 23, um trabalhador sofreu...

Bebê de 2 meses tem 30% do corpo queimado após acidente doméstico

Um grave acidente doméstico com água fervente deixou uma...

Condenado a mais de 13 anos por homicídio é preso em Fraiburgo

A Polícia Civil de Santa Catarina, por intermédio da...

Terça-feira terá temporais em Santa Catarina

A terça-feira (24) será marcada por instabilidades intensas em...

Mais Lidas da semana

Macarronada beneficente ajuda menino caçadorense com leucemia

A comunidade caçadorense está mobilizada em mais uma ação...

Grave acidente na SC-350 deixa motorista preso às ferragens

Os Bombeiros Voluntários de Caçador atenderam um grave acidente...

Ciclista de Videira, Vicenzo Locatelli, é contratado por equipe espanhola

O jovem ciclista videirense Vicenzo Santi Locatelli inicia 2026...

Temporal provoca destelhamentos e danos em Iomerê

Um forte temporal com ventos intensos atingiu a cidade...

Escala 6×1: quem pagará a conta da jornada reduzida?

A indústria catarinense mantém o compromisso histórico de buscar...

Outros Tópicos Interessantes