Rรกdios RBV

Chuvas aliviam estiagem, mas perdas na agricultura persistem

A Epagri alerta que, apesar da chuva, os cuidados com as lavouras continuam essenciais

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informaรงรตes Epagri

Na รบltima semana, as regiรตes do Extremo Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina receberam chuvas mais intensas, conforme dados da Epagri/Ciram. Algumas รกreas, como o municรญpio de Ouro, chegaram a registrar 88mm de precipitaรงรฃo, aliviando parcialmente a escassez hรญdrica que afetava a regiรฃo. No entanto, a distribuiรงรฃo das chuvas foi desigual, com algumas localidades do Norte do estado, como Itapoรก, recebendo menos de 10 mm de chuva.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTรCIAS

Apesar da irregularidade das chuvas, o fenรดmeno ajudou a reduzir os impactos da estiagem nas regiรตes Oeste e Meio Oeste, que enfrentavam uma situaรงรฃo crรญtica de falta de รกgua.

A Epagri/Cepa, no entanto, destaca que mesmo com a precipitaรงรฃo recente, o efeito sobre as lavouras nรฃo foi suficiente para reverter totalmente a falta de รกgua, especialmente nas รกreas onde a seca persistiu por mais tempo.

Situaรงรฃo das lavouras na regiรฃo

As lavouras da segunda safra, composta por milho, soja e feijรฃo, estรฃo em pleno desenvolvimento vegetativo e inรญcio de floraรงรฃo.

Veja tambรฉm

Pesquisa revela que 70% dos brasileiros nรฃo fazem check-ups regulares

Sicoob Tangarรก apresenta resultados de 2024 em assembleia com mais de 500 pessoas

Contudo, as culturas ainda necessitam de cuidados constantes, principalmente devido ร  irregularidade nas precipitaรงรตes.

Milho (segunda safra)

Embora as chuvas tenham trazido um alรญvio momentรขneo, os prejuรญzos na produรงรฃo de milho sรฃo elevados. A estiagem anterior causou subdesenvolvimento das plantas, e muitas lavouras serรฃo destinadas ร  silagem.

Em Sรฃo Miguel do Oeste, estima-se uma queda de atรฉ 35% na produtividade.

No momento, 34% das lavouras estรฃo em desenvolvimento vegetativo, 46% em floraรงรฃo e 21% em frutificaรงรฃo. A qualidade das lavouras รฉ dividida entre 65% boas, 22% mรฉdias e 15% ruins.

Feijรฃo (segunda safra)

A chuva recente ajudou a amenizar os efeitos da estiagem nas lavouras de feijรฃo.

A colheita jรก comeรงou em algumas regiรตes, como Sรฃo Miguel do Oeste, onde a produรงรฃo foi afetada pela falta de chuva nos รบltimos 30 dias.

Apesar disso, 84% das lavouras sรฃo avaliadas como boas, e os produtores seguem com os tratamentos fitossanitรกrios para garantir a qualidade da produรงรฃo.

Soja (segunda safra)

A soja estรก em fase de desenvolvimento, floraรงรฃo e inรญcio da formaรงรฃo dos grรฃos. Devido ร  estiagem prolongada, espera-se uma reduรงรฃo de pelo menos 30% na produtividade.

Para proteger a lavoura, produtores de Sรฃo Miguel do Oeste estรฃo aplicando fungicidas e inseticidas. Alรฉm disso, alguns municรญpios jรก iniciaram levantamentos para elaboraรงรฃo de laudos de perdas.

No momento, 79% das lavouras de soja sรฃo consideradas boas.

Perspectivas para o Futuro

Embora as chuvas tenham aliviado a situaรงรฃo de alguns produtores, o panorama ainda รฉ desafiador.

O acompanhamento contรญnuo e os cuidados fitossanitรกrios serรฃo essenciais para mitigar os prejuรญzos e garantir a qualidade das lavouras.

A falta de precipitaรงรตes regulares ainda รฉ uma preocupaรงรฃo, especialmente nas regiรตes mais afetadas pela estiagem prolongada.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notรญcias da nossa regiรฃo.

*Ao entrar vocรช estรก ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

รšltimas Notรญcias

Previsรฃo do Tempo: Santa Catarina continua com tempo firme

A previsรฃo do tempo para Santa Catarina nesta sexta-feira...

Presidente da FCDL/SC visita CDL Caรงador

O presidente da Federaรงรฃo das Cรขmaras de Dirigentes Lojistas...

Crianรงa cai de cรขnion perto de Praia Grande

Uma crianรงa de 10 anos caiu de um cรขnion...

ACIAV recebe sinal positivo do Estado para expansรฃo do Hospital Divino Salvador

A ampliaรงรฃo do Hospital Salvatoriano Divino Salvador, em Videira,...

Mais Lidas da semana

PT de Videira elege novo comando municipal

O Partido dos Trabalhadores (PT) deu mais um passo...

Jovem morto em acidente em Pinheiro Preto รฉ identificado

Foi identificado como Abel Artur Danielli, de 19 anos,...

Previsรฃo do Tempo: Santa Catarina continua com tempo firme

A previsรฃo do tempo para Santa Catarina nesta sexta-feira...

Ataque em escola no Rio Grande do Sul deixa uma crianรงa morta

Ataque em escola no Rio Grande do Sul deixa...

Identificado corpo carbonizado em incรชndio em Caรงador

A Polรญcia Cientรญfica identificou o homem que morreu em...

Outros Tรณpicos Interessantes