Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Clima quente traz cenário preocupante para a fruticultura da região

A falta de frio pode causar diversos prejuízos para as plantas e comprometer a safra

O clima quente traz cenário preocupante para a fruticultura da região, como explica André Sezerino, pesquisador da Epagri na Estação Experimental de Caçador, onde são realizadas pesquisas principalmente ligadas à maçã.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Segundo Sezerino, a fruticultura local depende de plantas de clima temperado, que precisam entrar em dormência no inverno para acumular frio e brotar adequadamente na próxima safra.

Publicidade

“Para essas plantas entrarem em dormência, elas precisam acumular algum frio. O que temos observado é que as temperaturas estão bastante acima da média,” alerta Sezerino.

Desde o início de abril, a média das temperaturas tem sido de 20 graus, um valor elevado para esta época do ano. Além disso, vários dias registraram máximas superiores a 30 graus, o que é desfavorável para essas plantas.

“Essa época deveria estar fazendo frio para que as plantas começassem a entrar em senescência, que é a queda natural de folhas. Quando isso ocorre, a planta transfere vários nutrientes para os galhos e ramos, armazenando energia para brotar na próxima safra. No entanto, as folhas não estão caindo; elas estão ficando muito velhas nas plantas e acabam não fazendo a fotossíntese, que é crucial para acumular reservas,” explica Sezerino.

Veja também

Mecanização agrícola vai das máquinas obsoletas às modernas

Período é de observação do clima para os fruticultores

Com folhas envelhecidas e incapazes de realizar fotossíntese adequadamente, as plantas não conseguem acumular a energia necessária para uma boa produção no próximo ciclo, resultando em uma menor quantidade e qualidade de frutos.

“Quando a planta fica esgotada, ela não tem muitas reservas para brotar na safra seguinte. Se a planta não tem energia, vai produzir poucos frutos e frutos pequenos,” afirma Sezerino.

Surgimento de doenças

Além disso, as altas temperaturas e a umidade favorecem o surgimento de doenças. Sezerino observa que variedades suscetíveis apresentam queda precoce de folhas, enquanto as resistentes seguram as folhas por mais tempo.

“Temperaturas altas e alta umidade são um prato cheio para as doenças. Temos visto pomares, especialmente de maçã, com queda de folhas desde fevereiro. Essa desfolha precoce impede as plantas de fazer fotossíntese e acumular reservas, causando problemas para a brotação na safra seguinte.”

Para mitigar esses efeitos, os agricultores estão utilizando produtos que promovem a queda de folhas e monitorando as temperaturas.

“Além de promover a queda de folhas agora, fazemos a aplicação de alguns produtos. Precisamos monitorar o frio no inverno. Os meteorologistas da EPAGRI estão dizendo que o inverno terá temperaturas provavelmente acima da média, com massas de ar polar e geadas isoladas, então a expectativa é de um inverno novamente ruim para a fruticultura.”

Após monitorar o inverno, os agricultores também realizam a quebra de dormência das plantas, aplicando produtos que incentivam uma brotação mais regular.

Fonte:
Portal RBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Como tornar o processo de cobrança mais rápido em lojas e serviços

A agilidade no momento da cobrança é um fator...

Sexta-feira tem sol e calor em SC, com chuva isolada no Litoral

Na sexta-feira (20), o tempo em Santa Catarina será...

Primeiro frio do outono já tem data para chegar no Brasil

O outono de 2026 terá início oficialmente às 11h45...

Cármen Lúcia relata ameaça de bomba em Brasília

A ministra Cármen Lúcia, integrante do Supremo Tribunal Federal...

Ministério Público acompanha caso de asilo clandestino em Caçador

Na semana passada, um morador de Caçador foi ao...

Mais Lidas da semana

Caminhoneiros de SC entram em greve devido à alta do diesel

Caminhoneiros de Santa Catarina decidiram aderir a uma mobilização...

Corpo é encontrado em estado avançado de decomposição em Videira

O Corpo de Bombeiros Militar de Videira foi acionado...

Lobo-guará é filmado em município do Meio-Oeste catarinense

Um Lobo-guará foi flagrado cruzando uma área de reflorestamento...

Morre Giovani Moraes, um dos maiores produtores de cebola do Brasil

Morreu nesta terça-feira, 10, Giovani Dal Mas Moraes, um...

Operação policial apreende crack, dinheiro e celulares em Lebon Régis

Uma operação conjunta da Polícia Civil e da Polícia...

Outros Tópicos Interessantes