Rádios RBV

Menu

CNA pede a governo ações emergenciais de crédito a pecuaristas

Confederação reivindica a criação de linhas emergenciais para pecuaristas prejudicados pela queda das cotações

Fonte:
Canal Rural

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) pediu ao Ministério da Agricultura medidas emergenciais em socorro aos pecuaristas, visto que houve queda brusca de preços do leite e do boi, informou a entidade em nota.

Entre as ações, todas voltadas a crédito, a CNA reivindica a criação de linhas emergenciais de crédito rural, bem como a prorrogação de operações de custeio e investimento de operações de financiamento para pecuaristas prejudicados pela queda das cotações.

“Tais medidas são necessárias para a manutenção da produção de proteínas animais no campo, com o propósito de garantir a geração de empregos e divisas no país, evitando a saída de produtores da atividade e a possibilidade de desabastecimento desses alimentos no médio e no longo prazo”, afirmou a entidade no ofício.

Nesse sentido, o documento assinado pelo presidente da CNA, João Martins, foi endereçado ao ministro da Agricultura, Carlos Favaro. Nele, Martins justifica o pedido em virtude das “quedas abruptas que vêm ocorrendo no mercado das proteínas animais”.

Leia também:

Crise do leite pode decretar fim da agricultura familiar no segmento

Impactos no setor

De acordo com a CNA, as cotações da arroba do boi gordo apresentam recuo expressivo em 2023, como, por exemplo, a queda de 34,1% do preço do boi gordo em São Paulo em um ano, na base setembro. “A corrosão das margens do setor fica evidenciada ao verificarmos a queda de 41,3% no período, retornando aos patamares de 2020”, disse Martins no ofício.

Em relação ao leite, a CNA afirma que o setor sofre impacto de elevadas importações do produto, que somam 1,42 bilhão de litros de janeiro a agosto deste ano. “O valor do leite recebido pelo produtor retraiu cerca de 27% nos últimos 12 meses, ao passo em que os desembolsos reduziram apenas 7,4% no período, corroendo as margens de um setor composto majoritariamente por pequenos e médios produtores”, afirmou a CNA.

Da mesma forma, a CNA também pede a criação pelo governo de uma linha de crédito de capital de giro para produtores que não queiram comercializar o produto no cenário de preços baixos e aumento do prazo de reembolso da contratação de crédito de custeio pecuário com recursos obrigatórios direcionados para retenção de matrizes bovinas.

Além disso, outro pleito da entidade é a prorrogação das operações contratadas entre 1º de janeiro de 2021 e 1º de setembro de 2023 para produtores que comprovarem a dificuldade temporária para reembolso do crédito em virtude da queda dos preços ou dificuldades de comercialização.

Ainda no âmbito de crédito, a CNA sugere ao governo a concessão de novos prazos para o reembolso dos créditos de custeio com recursos controlados, inclusive os dos fundos constitucionais, contratados de 1º de setembro de 2023 a 1º de janeiro de 2025 e a autorização de renegociação para as operações de crédito rural contratadas e vencidas entre 1º de janeiro de 2021 e 1º de setembro de 2023.

Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais:

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Três meninas ficam feridas em atropelamento em Santa Cecília

O Corpo de Bombeiros atendeu na manhã desta terça-feira...

Festival Imagem e Palavra movimenta Joaçaba em julho

O município de Joaçaba será palco de um encontro...

Videira realiza mais de 900 atendimentos oncológicos

A Rede Videirense de Combate ao Câncer reafirma seu...

Policial militar é homenageado por salvar bebê engasgado

A Câmara de Vereadores de Tangará concedeu, nesta segunda-feira...

Polícia Civil prende foragido do Maranhão em Videira

A Polícia Civil de Santa Catarina realizou uma importante...

Mais Lidas da semana

Laudo aponta que padre Wilson não teve culpa no acidente fatal

O laudo pericial divulgado esta semana pela Polícia Rodoviária...

Enchente histórica de 1983 completa 42 anos

A enchente de 1983 completou 42 anos na segunda-feira,...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com sol e temperaturas em elevação

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta terça-feira...

Trump impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou nesta...

Júri do caso Vanessa Martins começa com tensão e versões contraditórias

Teve início nesta terça-feira (8), em Tangará, o júri...

Outros Tópicos Interessantes