Foto: Aires Mariga/Epagri
A safra do milho no Brasil, somando primeira, segundo e terceira safras, deve atingir um volume de 119,8 milhões de toneladas no ciclo 2023/24, número que, se confirmado, deve recuar 9,1% na comparação com a colheita do ciclo anterior. As projeções foram divulgadas semana, na primeira estimativa para a temporada 2023/24 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
De acordo com a estatal, a área de cultivo também deverá ser menor neste novo ciclo, projetada em 21,2 milhões de hectares, ou 4,8% a menos em relação à 2022/23. O mesmo cenário deve ser visto na produtividade, que deve cair 9,1%, para 5.651 quilos por hectare.
Leia também:
Safra de verão: soja vai ocupar a maior área plantada no estado
Crise do leite pode decretar fim da agricultura familiar no segmento
De acordo com a Conab, com o fim da pandemia de covid-19, e anos seguidos de instabilidades climáticas, houve regularização da oferta mundial.
“Com isso, destaca-se que os preços atuais e projetados não possuem uma rentabilidade atrativa para a cultura, o que deverá refletir em redução de área de milho no Brasil na safra 2023/24, com destaque para a primeira safra (-5,4%) e para a segunda safra do grão (-4,8%)”, destacou a Conab, em relatório.
Com menor disponibilidade, o país também deve fornecer menos produto para o mercado internacional. A Conab projeta exportações de 38 milhões de toneladas em 2023/24, queda de 26,9%.
Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais:
Um acidente grave envolvendo dois carros e um caminhão resultou em uma vítima fatal no…
O novo pacote tarifário anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, entrou em vigor…
Em 2024, Santa Catarina registrou 7.719 ocorrências de violência nas escolas estaduais, conforme os dados…
Ao menos 22 carros e três carretas foram atingidos pelas chamas causadas pela explosão após…
Uma carreta tombou, pegou fogo e deixou a BR-101 totalmente interditada no km 233, em…
Em uma aparição inesperada, o papa Francisco falou ao público neste domingo (6), pela primeira…
This website uses cookies.