Um fruto pequeno em tamanho, mas gigante em sabor e em propriedades nutricionais. O Mirtilo, também chamado de blueberry, que em inglês e significa fruta azul, é originário das regiões frias da América do Norte, ainda pouco conhecido no Brasil, mas que já é cultivado em solo brasileiro.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A agrônoma Vera Lúcia Vieira, explica que o Mirtilo é da família das ericácias e foi introduzido no Brasil por volta de 1983 em Vacaria/RS. As primeiras mudas foram produzidas por pesquisadores da Embrapa, e de lá para cá o cultivo começou a se espalhar também por outros estados do sul e sudeste.
Apesar de ser uma cultura recente no Brasil, nos últimos anos o Mirtilo tem ganhado uma atenção maior, devido à boa adaptação a diferentes climas e condições de solo. A primeira produção ocorre após dois anos do plantio, característica que vem contribuindo para novas áreas de plantio.
Veja também
RBV Agro 234: Produtor de amora tem safra recorde e colheita pode chegar a 10 mil kg
Desafios e inovações na produção de frutas de caroço
Saiba qual o mês ideal para plantar abóbora
O fruto é um tipo de baga com uma cor azul intensa quando maduro, coberto por um revestimento ceroso, e tipicamente varia de 1 a 2,5 cm de diâmetro. Além do sabor exótico, o Mirtilo também chama a atenção pelo seu valor nutricional e propriedades funcionais. É conhecido também como o fruto da longevidade.
Além de todos os benefícios para a saúde, o sabor único do Mirtilo também é um atrativo. A soma dos fatores fez com que ganhasse fama na culinária brasileira, tornando-se um ingrediente para vários produtos, como iogurte, sorvete, polpa, licores e sobremesas.
Em Santa Catarina, a colheita é geralmente entre os meses de novembro e janeiro. Mas a produção comercial ainda é tímida. Em Caçador o Portal RBV encontrou um pé de Mirtilo e a agrônoma Vera Lúcia deixou para todos uma receita especial para se fazer com o fruto.
Cuca de Mirtilo
1 xícara de manteiga
3 xícaras de farinha de trigo
3 ovos
2 xícaras e 1/2 meia de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó
Preparação da farofa
1 xícara de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga
Canela em pó à gosto
3 xícaras de mirtilo
Farinha até dar o ponto da farofa.
Modo de Preparo
1- Bater as claras em neve e reserve.
2- Misturar as gemas com a manteiga e o açúcar.
3- Misturar a farinha, o leite e o fermento e por último as claras em neve, misturar vagarosamente.
4- Colocar em uma forma untada de sua preferência.
5- Cobrir a massa com os mirtilos e colocar a farofa.
6- Levar ao forno pré-aquecido à 180 graus e assar por quarenta minutos, ou até dourar.
Nossas Redes Sociais