O Dia do Vinho Brasileiro estimula o consumo do produto local, que até alguns anos atrás era preterido em relação a vinhos internacionais. Comemorado anualmente no primeiro domingo do mês de junho, a data foi instituída em 2017, com a promulgação de um projeto de lei de 2008. O intuito da data é o de enaltecer o mercado brasileiro e instigar o consumo nacional.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Atualmente, uma das preocupações em relação à produção de vinho nacional é em relação aos efeitos do clima sobre a produção vinícola. A combinação de falta de frio em 2023 com algumas situações climáticas fez com que a safra de uva 2023/2024 fosse duramente afetada.
Veja mais:
Um bom vinho é a escolha perfeita para o fim de semana
Descaminho do Vinho: o crime cada vez mais comum em Santa Catarina
Para o enólogo da Epagri em Videira, Vinícius Calirai, o conjunto de fatores no ano passado contribuiu para uma quebra de safra. “Estima-se aí uma quebra de 60% da safra aqui na região sul”, explica.
“A gente veio aí de 2018 de uma safra boa, 19 uma safra boa. 2020 foi a safra das safras. 2021 foi ótima. 2022 foi uma safra mais ou menos. Agora essa de 2023 e 2024 que não foi grande coisa”
Para o domingo, dia 02, o pedido é para que os catarinenses aproveitem a data para valorizar os rótulos nacionais. “Peço a todos que ajudem o vinho nacional, que valorizem o Dia Nacional do Vinho, abrindo um bom vinho brasileiro”, completa.