Rádios RBV

Doença em abelhas leva à interdição de apiário em SC

Cidasc alerta sobre a gravidade da CPE e a importância do manejo adequado

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Cidasc

A Cidasc interditou um apiário em Joinville após confirmar a presença da doença Cria Pútrida Europeia (CPE), também conhecida como Loque Europeia, nas colmeias. Embora a CPE não afete a saúde humana, ela causa a morte das larvas de abelhas, afetando principalmente a espécie Apis mellifera e comprometendo a produção de mel e a polinização.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A notificação obrigatória foi realizada pelo apicultor, e os veterinários Dickson Portes e Elivelton Bonato, da Unidade Veterinária de Joinville, realizaram a coleta de amostras, que detectaram a bactéria Melissococcus plutonius.

Apesar de ser um caso isolado, a Cidasc recomendou que apicultores da região monitorem suas colmeias, já que a CPE pode acarretar grandes prejuízos às colônias e ao setor apícola.

“A cria pútrida europeia é uma doença séria, capaz de causar grandes perdas nas colônias de abelhas, acarretando prejuízos econômicos. Vigilância e manejo adequado são fundamentais para evitar sua disseminação e proteger as abelhas”, explicou o veterinário Dickson Portes.

Veja também

Preservação das abelhas é fundamental para polinização

Apicultores relatam mortalidade de abelhas por uso de agrotóxicos

Como parte do programa de sanidade apícola, a Cidasc orienta que todos os apiários se cadastrem e informem periodicamente sobre o saldo de abelhas nas colmeias.

Em caso de movimentação entre propriedades, é necessária a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), para um monitoramento eficiente e rápido em eventuais problemas sanitários.

Sobre a Cria Pútrida Europeia (CPE)

Causada pela bactéria Melissococcus plutonius, a CPE afeta as larvas de abelhas, que apresentam mudanças de coloração de branco para amarelo ou marrom e ficam flácidas e encolhidas.

O alimento contaminado, distribuído pelas abelhas nutrizes, é o principal meio de transmissão.

Em colônias populosas, as abelhas removem as larvas infectadas, evitando a propagação. No entanto, colônias enfraquecidas ou com baixa taxa de comportamento higiênico podem sofrer surtos graves.

A CPE é endêmica no Brasil e, embora não haja um método preventivo totalmente eficaz, boas práticas incluem desinfecção constante dos materiais, seleção de colônias higiênicas, e eliminação de favos com larvas doentes.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Antúrio: como garantir o crescimento saudável em espaços internos

O antúrio é uma planta ornamental de origem tropical...

Slugging: 6 benefícios da máscara de vaselina para seu skincare

Descubra os 6 principais benefícios do slugging com vaselina e veja como essa técnica pode transformar sua rotina de skincare.

Previsão do Tempo: Santa Catarina com chuva a qualquer hora do dia

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Mulher dá um tapa em arma e tiro acerta a televisão

No domingo, dia 30 de março, por volta das...

Mais Lidas da semana

Justiça condena motorista a 15 anos de prisão por morte de jovem em acidente na SC-135

O Tribunal do Júri da Comarca de Tangará condenou,...

Preso homem investigado por tráfico de drogas em Caçador

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da...

Acusado de estupro de menor é preso em força tarefa

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da...

Motorista envolvido em acidente que matou jovem em Pinheiro Preto vai a júri

A comarca de Tangará estará movimentada nesta quinta-feira (27)...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com chuva a qualquer hora do dia

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Outros Tópicos Interessantes