Doença em abelhas leva à interdição de apiário em SC

Cidasc alerta sobre a gravidade da CPE e a importância do manejo adequado

A Cidasc interditou um apiário em Joinville após confirmar a presença da doença Cria Pútrida Europeia (CPE), também conhecida como Loque Europeia, nas colmeias. Embora a CPE não afete a saúde humana, ela causa a morte das larvas de abelhas, afetando principalmente a espécie Apis mellifera e comprometendo a produção de mel e a polinização.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A notificação obrigatória foi realizada pelo apicultor, e os veterinários Dickson Portes e Elivelton Bonato, da Unidade Veterinária de Joinville, realizaram a coleta de amostras, que detectaram a bactéria Melissococcus plutonius.

Publicidade

Apesar de ser um caso isolado, a Cidasc recomendou que apicultores da região monitorem suas colmeias, já que a CPE pode acarretar grandes prejuízos às colônias e ao setor apícola.

“A cria pútrida europeia é uma doença séria, capaz de causar grandes perdas nas colônias de abelhas, acarretando prejuízos econômicos. Vigilância e manejo adequado são fundamentais para evitar sua disseminação e proteger as abelhas”, explicou o veterinário Dickson Portes.

Veja também

Preservação das abelhas é fundamental para polinização

Apicultores relatam mortalidade de abelhas por uso de agrotóxicos

Como parte do programa de sanidade apícola, a Cidasc orienta que todos os apiários se cadastrem e informem periodicamente sobre o saldo de abelhas nas colmeias.

Em caso de movimentação entre propriedades, é necessária a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), para um monitoramento eficiente e rápido em eventuais problemas sanitários.

Sobre a Cria Pútrida Europeia (CPE)

Causada pela bactéria Melissococcus plutonius, a CPE afeta as larvas de abelhas, que apresentam mudanças de coloração de branco para amarelo ou marrom e ficam flácidas e encolhidas.

O alimento contaminado, distribuído pelas abelhas nutrizes, é o principal meio de transmissão.

Em colônias populosas, as abelhas removem as larvas infectadas, evitando a propagação. No entanto, colônias enfraquecidas ou com baixa taxa de comportamento higiênico podem sofrer surtos graves.

A CPE é endêmica no Brasil e, embora não haja um método preventivo totalmente eficaz, boas práticas incluem desinfecção constante dos materiais, seleção de colônias higiênicas, e eliminação de favos com larvas doentes.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Cidasc

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Corpo de Bombeiros de Videira registra 739 atendimentos em setembro

O Corpo de Bombeiros Militar de Videira registrou 739...

Candidatos do 2º turno não podem ser presos a partir deste sábado (10)

As candidatas e os candidatos que disputam o segundo...

Colisão entre duas caminhonetes mobiliza Bombeiros e SAMU na BR-282, em Joaçaba

Uma colisão frontal entre duas caminhonetes mobilizou equipes do...

Colisão entre Saveiro e caminhão deixa homem ferido na SC-355

Um homem de aproximadamente 55 anos ficou ferido após...

Homem fica ferido após briga com faca em Lebon Régis

Um homem de aproximadamente 35 anos ficou ferido após...

Prefeitura de Porto União abre processo seletivo para profissionais da Educação

A Prefeitura de Porto União publicou, nesta segunda-feira, 5...