O Enfrute 2024 foi lançado em Fraiburgo na tarde da última sexta-feira, 15. O evento é um dos mais importantes para o meio da fruticultura de clima temperado e chega a sua 18ª edição no próximo ano. A expectativa é de que o Enfrute reúna pesquisadores e agricultores do Brasil e do mundo.
“É um evento que tem uma importância muito grande para a economia nossa, não só de Fraiburgo, mas também regional. Até porque os temas são tratados, principalmente a área de fruticultura que é uma grande força nossa”, afirmou o prefeito Wilson Ribeiro Júnior – PL. Ribeiro Júnior salientou que o evento é importante também para a cidade de Fraiburgo, afinal traz lucros para todo o comércio fraiburguense.
O prefeito destacou ainda que as intempéries climáticas dos últimos meses devem interferir diretamente na produção frutífera do município. “A gente sabe que o volume de chuvas foi muito grande no Estado todo e isso, prejudica várias lavouras. […] Muito vai acontecer agora, nossa colheita […] da maçã ela inicia agora em janeiro e daí de fato a gente vai conseguir medir quanto isso prejudicou né”.
Enfrute 2024 foi lançado em Fraiburgo
A realização do Enfrute de 2024 será em uma parceria da Prefeitura de Fraiburgo, Uniarp, AEAC e Epagri. A estação experimental de Caçador foi representada por Leandro Hahn, que destacou a importância do encontro para o Meio-Oeste catarinense. “Trazer conhecimento, informações, atualizações, novidades, para aquilo que é um dos principais setores da nossa região que é a agricultura, especialmente fruticultura e hortaliças”, pontuou Hahn.
O Enfrute será realizado nos dias 23 e 24 de julho, já no dia 25, será a vez da segunda edição do encontro de olericultura. Anderson Feltrim, gerente da estação da Epagri em Caçador, afirmou que o ramo de hortaliças é um dos que mais crescem na região. “Pensando na cultura do alho aqui para Fraiburgo, são mais de cem produtores, se a gente considerar a região produtora passa dos dois mil hectares”.
Durante a realização do Enfrute em 2024, a AEAC estará realizando toda a parte de assessoria do evento. Alessandro Paviani, representante da instituição, pontuou que a AEAC, vem para acrescentar na realização do encontro.
No campo da pesquisa, a Uniarp vem como uma das peças fundamentais para que o Enfrute ocorra. Almir dos Reis, vice-reitor na instituição, destacou que “[…] essa parceria que vocês conseguem ter, despertou em alguém lá de Florianópolis, que precisa tornar o evento cada vez mais importante”, afirmou Reis, sobre a relação da Prefeitura com a Epagri.
Portal RBV nas redes sociais