Rádios RBV

Menu

Enfrute e Semco registram maior público da história

Além do recorde de público, o XVIII Enfrute e 2º Semco se destacaram pela variedade de temas, palestras e trabalhos apresentados

Fonte:
Portal RBV

Entre os dias 23 e 25 de julho, mais de 3 mil pessoas visitaram o Parque Nacional da Maçã, em Fraiburgo, para participar do XVIII Enfrute (Encontro Nacional Sobre Fruticultura de Clima Temperado) e do 2º Semco (Seminário Catarinense de Olericultura). Fraiburgo, principal produtor de maçã do Meio-Oeste catarinense, recebeu o maior público da história dos eventos e superou números nunca antes alcançados, colocando a fruticultura e a olericultura em destaque nacional.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O Enfrute e o Semco registraram recordes notáveis, com 370 trabalhos científicos apresentados, mais de 20 palestras e a participação de 60 empresas que expuseram produtos e tecnologias. Durante os três dias, os participantes puderam trocar experiências, adquirir novos conhecimentos e realizar negócios.

Os temas abordados na palestras incluíram automação dos cultivos, uso de drones para pulverização, mecanização, controle de pragas e doenças, mudanças climáticas, além do lançamento de novos cultivares e tecnologias, e muitos outros.

O evento foi organizado pela Estação Experimental da Epagri em Caçador, Prefeitura de Fraiburgo, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) e Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Caçador (Aeac). O Enfrute e o Semco também contou com o apoio de diversos patrocinadores.

Além do recorde de público, o XVIII Enfrute e 2º Semco se destacaram pela variedade de temas, palestras e trabalhos apresentados.
Foto: Divulgação

Leandro Hahn, coordenador dos eventos, expressou satisfação com os resultados alcançados. “Todas as expectativas foram superadas. Tivemos recordes de público, apresentações de trabalhos e a presença constante de produtores e técnicos nos corredores, palestras e estandes das empresas. Muita informação e conhecimento circularam nesses três dias, com muitos negócios sendo fechados.”

Veja também

Como controlar o cancro europeu que atinge a produção de maçã

Epagri promove encontro para troca de sementes crioulas e flores

A integração da fruticultura e da olericultura foi destacada, ampliando a programação e atraindo mais técnicos e produtores. André de Souza, palestrante e gerente de pesquisa da Epagri Videira, ressaltou a importância dos eventos para o setor. “O Enfrute e o Semco são oportunidades únicas para unir conhecimento científico e a presença de produtores, influenciando o futuro da cadeia produtiva de diversas culturas.”

Além do recorde de público, o XVIII Enfrute e 2º Semco se destacaram pela variedade de temas, palestras e trabalhos apresentados.
Foto: Divulgação

Poliana Francescatto, engenheira agrônoma e gerente de desenvolvimento técnico em uma empresa norte-americana, avaliou positivamente o conteúdo dos eventos. “O Enfrute é o melhor evento de fruticultura no Brasil, trazendo pesquisas relevantes tanto nacionais quanto internacionais.”

Eduardo Scapinelli, fruticultor, destacou a importância de buscar informações e inovações. “Viemos buscar conhecimento, novidades e assistir palestras importantes para aprimorar nossas práticas.”

Outro destaque foram os homenageados. O Enfrute homenageou Gilmar Arduino Bettio Marodin, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Marise Vicelli, servidora da Estação Experimental de Caçador, da Epagri. Já o Semco homenageou Giovani Moraes, produtor de cebola de Lebon Régis e Sigfried Muller, pesquisador aposentado da Estação Experimental de Caçador, da Epagri.

A XVIII edição do Enfrute e o 2º Semco reafirmaram a relevância dos eventos para o desenvolvimento e inovação na fruticultura e olericultura, fortalecendo laços entre pesquisa, tecnologia e produção agrícola.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Apostadores de Joaçaba e Criciúma faturam R$ 50 mil na Mega-Sena

A Caixa Econômica Federal anunciou na noite de quinta-feira,...

Colisão frontal deixa cinco feridos em Rio das Antas

Na quinta-feira, dia 3 de abril de 2025, às...

Previsão do Tempo: Santa Catarina amanhece com nebulosidade e chuva fraca

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta sexta-feira...

Sebrae/SC impulsiona agroindústria em 44 municípios

O Sebrae/SC iniciou, nesta quarta-feira (2), em Caçador, o...

Suas Ixoras estão perdendo flores? Estes são os 5 erros mais comuns

As ixoras encantam com suas inflorescências vibrantes e volumosas,...

Mais Lidas da semana

Previsão do Tempo: Santa Catarina amanhece com nebulosidade e chuva fraca

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta sexta-feira...

Moraes arquiva investigação contra Bolsonaro por fraude em cartão de vacina

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal...

Lançado programa que oferece 30 mil CNHs gratuitas em SC

Na terça-feira, 1º de abril, o governador Jorginho Mello...

“Foi um acidente. Não tem como culpar ninguém”, diz jovem sobrevivente de colisão

Ainda internado no Hospital Maicé, em Caçador, Emerson de...

Jorginho Mello propõe que SC assuma a gestão da BR-282

O governador Jorginho Mello propôs ao Governo Federal a...

Outros Tópicos Interessantes