Rádios RBV

Enfrute e Semco registram maior público da história

Além do recorde de público, o XVIII Enfrute e 2º Semco se destacaram pela variedade de temas, palestras e trabalhos apresentados

Fonte:
Portal RBV

Entre os dias 23 e 25 de julho, mais de 3 mil pessoas visitaram o Parque Nacional da Maçã, em Fraiburgo, para participar do XVIII Enfrute (Encontro Nacional Sobre Fruticultura de Clima Temperado) e do 2º Semco (Seminário Catarinense de Olericultura). Fraiburgo, principal produtor de maçã do Meio-Oeste catarinense, recebeu o maior público da história dos eventos e superou números nunca antes alcançados, colocando a fruticultura e a olericultura em destaque nacional.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O Enfrute e o Semco registraram recordes notáveis, com 370 trabalhos científicos apresentados, mais de 20 palestras e a participação de 60 empresas que expuseram produtos e tecnologias. Durante os três dias, os participantes puderam trocar experiências, adquirir novos conhecimentos e realizar negócios.

Os temas abordados na palestras incluíram automação dos cultivos, uso de drones para pulverização, mecanização, controle de pragas e doenças, mudanças climáticas, além do lançamento de novos cultivares e tecnologias, e muitos outros.

O evento foi organizado pela Estação Experimental da Epagri em Caçador, Prefeitura de Fraiburgo, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) e Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Caçador (Aeac). O Enfrute e o Semco também contou com o apoio de diversos patrocinadores.

Além do recorde de público, o XVIII Enfrute e 2º Semco se destacaram pela variedade de temas, palestras e trabalhos apresentados.
Foto: Divulgação

Leandro Hahn, coordenador dos eventos, expressou satisfação com os resultados alcançados. “Todas as expectativas foram superadas. Tivemos recordes de público, apresentações de trabalhos e a presença constante de produtores e técnicos nos corredores, palestras e estandes das empresas. Muita informação e conhecimento circularam nesses três dias, com muitos negócios sendo fechados.”

Veja também

Como controlar o cancro europeu que atinge a produção de maçã

Epagri promove encontro para troca de sementes crioulas e flores

A integração da fruticultura e da olericultura foi destacada, ampliando a programação e atraindo mais técnicos e produtores. André de Souza, palestrante e gerente de pesquisa da Epagri Videira, ressaltou a importância dos eventos para o setor. “O Enfrute e o Semco são oportunidades únicas para unir conhecimento científico e a presença de produtores, influenciando o futuro da cadeia produtiva de diversas culturas.”

Além do recorde de público, o XVIII Enfrute e 2º Semco se destacaram pela variedade de temas, palestras e trabalhos apresentados.
Foto: Divulgação

Poliana Francescatto, engenheira agrônoma e gerente de desenvolvimento técnico em uma empresa norte-americana, avaliou positivamente o conteúdo dos eventos. “O Enfrute é o melhor evento de fruticultura no Brasil, trazendo pesquisas relevantes tanto nacionais quanto internacionais.”

Eduardo Scapinelli, fruticultor, destacou a importância de buscar informações e inovações. “Viemos buscar conhecimento, novidades e assistir palestras importantes para aprimorar nossas práticas.”

Outro destaque foram os homenageados. O Enfrute homenageou Gilmar Arduino Bettio Marodin, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Marise Vicelli, servidora da Estação Experimental de Caçador, da Epagri. Já o Semco homenageou Giovani Moraes, produtor de cebola de Lebon Régis e Sigfried Muller, pesquisador aposentado da Estação Experimental de Caçador, da Epagri.

A XVIII edição do Enfrute e o 2º Semco reafirmaram a relevância dos eventos para o desenvolvimento e inovação na fruticultura e olericultura, fortalecendo laços entre pesquisa, tecnologia e produção agrícola.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina com nebulosidade e retorno da chuva

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta terça-feira...

SC intensifica defesa sanitária após foco de Influenza Aviária no RS

Diante da confirmação de um foco de Influenza Aviária...

Vagas de emprego em Videira: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Videira e região somam dezenas...

Sessão de Negócios na Unoesc Videira abre espaço para networking empresarial

A Unoesc, universidade comunitária com presença marcante no Oeste...

Conflito conjugal leva casal de Calmon à Delegacia

Na madrugada de sábado, 17 de maio, um conflito...

Mais Lidas da semana

Como deixar o closet com cheiro de loja de roupa nova

Sabe aquele aroma sofisticado e acolhedor que sentimos ao...

Ministério Público denuncia político de Videira por abuso e ofensas

Um vereador do município de Videira, em Santa Catarina,...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com nebulosidade e retorno da chuva

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta terça-feira...

Justiça condena deputada Carla Zambelli a 10 anos de prisão

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou,...

Outros Tópicos Interessantes