A Epagri está testando uma nova tecnologia para monitorar automaticamente a temperatura em pomares de frutas de caroço, como pêssego e ameixa, a fim de proteger as plantas contra geadas, afim de auxiliar na produção agrícola catarinense.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O sistema de controle de geadas por aspersão congela as plantas, formando uma camada de gelo que as protege do frio intenso.
Quando a temperatura chega a 1°C e continua a cair, os aspersores são acionados para manter as plantas congeladas até que a temperatura do ar volte a subir.
Veja também
Epagri promove encontro para troca de sementes crioulas e flores
Embrapa mapeia áreas de risco para novas pragas na fruticultura
Para melhorar essa técnica, a Epagri está desenvolvendo um projeto de monitoramento automático, que coleta dados de temperatura, umidade relativa e molhamento foliar e os envia para dispositivos móveis dos agricultores. Esse sistema reduz a necessidade de visitas presenciais ao pomar e facilita a tomada de decisão.
Entre 11 e 13 de agosto, durante um evento de geada moderada, a pesquisadora Iria Araujo monitorou os dados de temperatura de sensores instalados em um pomar experimental em Videira.
Os dados, enviados a cada hora, permitiram um controle mais eficiente dos aspersores.
A pesquisadora destacou que o uso da tecnologia foi eficaz no controle dos danos da geada nos pessegueiros e que a instrumentação meteorológica funcionou sem falhas durante o período de irrigação.
A Epagri, pioneira no Brasil em estudos de controle de geadas por aspersão, iniciou testes em 1983 e continua a expandir a tecnologia, que hoje é utilizada em várias regiões do Sul do país.