Epagri faz palestra técnica sobre pastagens na produção de leite

Santa Catarina é o quarto maior produtor de leite do país, produzindo 3,3 bilhões de litros em 2023

No dia 19 de junho, em Frei Rogério, a Epagri fez palestra técnica sobre pastagens na produção de leite, na propriedade da Família Maciel, que fica na comunidade Núcleo Tritícola, com apoio da Cresol e da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, Agricultura e Meio Ambiente.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Participaram 40 alunos, quatro professores e a coordenadora Rejane Werner da Silva, todos do Curso Técnico em Agroecologia do Colégio Agrícola 25 de Maio, de Fraiburgo. Também compareceram 28 produtores dos municípios de Frei Rogério e Fraiburgo.

Publicidade

Produção intensiva de leite à base de pasto

Estudos comprovam que a produção intensiva de leite à base de pasto tem sido a forma mais eficiente para redução dos custos, com manutenção  da competitividade e sustentabilidade da atividade.

A Epagri dissemina esse sistema em Santa Catarina, que tem o planejamento forrageiro como primeira necessidade para o processo de mudança na propriedade.

A palestra foi proferida pelo engenheiro-agrônomo Cassio Marques de Valoies, coordenador estadual do Programa Pecuária da Epagri.

Veja também

Plano Safra 2024/25 destina R$ 76 bilhões para agricultura familiar

Programa Leite Bom SC entra na fase de elaboração de projetos

Ele destacou a importância de uma correta coleta de solo, para sua análise e correção básica, procedimentos imprescindíveis para o sucesso da implantação das pastagens perenes e também ressaltou que a escolha das espécies forrageiras faz toda diferença para a organização e planejamento da atividade leiteira na unidade de produção familiar.

O evento foi organizado pelo engenheiro-agrônomo Guilherme Seiki Iwasaki, extensionista da Epagri em Frei Rogério, que trabalha diretamente com o programa de pecuária leiteira no município e contribui em palestras e atividades relacionadas na região.

“A pecuária leiteira é muito importante para geração de renda e manutenção e permanência das famílias no campo”, avalia Guilherme.

Também compareceram à palestra a engenheira-agrônoma da Epagri Thais Ribeiro Heiden, e o agrônomo Sighard Seidel, da prefeitura de Fraiburgo.

Guilherme agradece ainda o apoio e a participação do Secretário Itamir Gasparini e do agrônomo Rodrigo Naffin, ambos representando a prefeitura de Frei Rogério.

Produção de leite

A produção de leite tem relevância social e econômica para a agricultura familiar brasileira e, especialmente, a catarinense.

O Estado produziu 3,3 bilhões de litros em 2023, o que corresponde a 9,3% do total nacional, que foi de 35,4 bilhões de litros.

Esses números colocam Santa Catarina como quarto produtor nacional de leite, envolvendo diretamente 60 mil famílias, sendo que aproximadamente 24 mil fornecem o produto para mais de 130 unidades industriais instaladas no Estado.

Fonte:
Epagri

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Aprovado Plano Nacional de Educação com sete emendas de Cobalchini

O Senado Federal aprovou o novo Plano Nacional de...

Sexta-feira segue com frio pela manhã e tempo firme

A sexta-feira (10) será marcada pela influência de uma...

Polícia Militar Ambiental investiga suposto avistamento de onça-pintada no Oeste

A Polícia Militar Ambiental (PMA) divulgou nesta semana que...

Filme sobre Bolsonaro ganha pôster e estreia definida

O longa-metragem Dark Horse (“Azarão”, em tradução livre), que...

Trecho entre ruas será interditado para pavimentação em Caçador

A Prefeitura de Caçador, por meio da Secretaria de...

Santa Catarina alcança recorde nas exportações de carnes no primeiro trimestre de 2026

Santa Catarina alcançou resultados históricos nas exportações de carnes...

Confira a lista dos aprovados para o Fecavi 2026

O Festival da Canção de Videira (FECAVI) está chegando...

Caçador sedia jogos da Liga SC de Handebol neste sábado

Vai começar neste sábado, dia 11 de abril, a...