Rádios RBV

Epagri foca em novo ciclo de avanços para a fruticultura

Pesquisadores da Epagri projetam inovações para a fruticultura de SC com foco em produtividade, meio ambiente e retorno financeiro

Fonte:
Alessandro Schneider | Portal RBV - com informações Pablo Gomes | Epagri/Fapesc

Atividade essencial para a economia de dezenas de municípios catarinenses, a fruticultura tem recebido atenção especial da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Conhecida por gerar emprego e renda, a cadeia produtiva também exige investimentos constantes e adoção de novas tecnologias.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Nesta semana, mais de 50 pesquisadores da instituição reúnem-se no Centro de Treinamento de Videira, no Meio-Oeste do Estado, para debater as principais demandas do setor e dar início à formulação de projetos de pesquisa que serão executados a partir de 2026. As discussões envolvem culturas como maçã, banana, pêssego, ameixa, pitaia, uva, maracujá, laranja e tangerina.

Além dos profissionais de Videira, participam do encontro representantes das estações experimentais de Caçador, Itajaí, São Joaquim e Urussanga; do Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar (Cepaf), de Chapecó; do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Cepa); e do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram).

Veja também

Real é a 3ª moeda que mais perde valor frente ao dólar após “tarifaço” de Trump

CIDASC leva educação sanitária para alunos de Rio das Antas

Concurso Público: Vagas abertas em Videira, Salto Veloso e mais

Entre os principais objetivos dos novos projetos estão o aumento da produtividade e da qualidade das frutas, a preservação dos recursos naturais — como solo e água —, e a redução do uso de mão de obra nas propriedades. Isso deve proporcionar melhor remuneração aos fruticultores e maior retorno econômico ao setor.

“Estamos reunidos com o objetivo de definir novos projetos e ações, para execução a partir de 2026, em busca de soluções para as necessidades e gargalos dos fruticultores. Nos últimos anos tivemos bastante sucesso. Lançamos várias tecnologias disponibilizadas aos produtores e muitos artigos técnicos científicos que mostram e provam os avanços nas diversas cadeias produtivas da fruticultura, buscando sempre a qualidade, a produtividade, a preservação do meio ambiente e o retorno econômico”, destaca Luiz Antônio Palladini, coordenador do Programa de Fruticultura da Epagri.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Polícia investiga corpo carbonizado encontrado após incêndio

A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar a...

Padre Wilson Maiorki morre em acidente na BR-116

O padre Wilson Maiorki, com passagens marcantes por Fraiburgo...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com tempo firme, mas frio predominando

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Colisão entre dois carros deixa três feridos em Lebon Régis

Um acidente de trânsito foi registrado na tarde desta...

Criada associação para fortalecer o turismo em Pinheiro Preto

No dia 26 de junho, foi oficializada a Associação...

Mais Lidas da semana

Previsão do Tempo: Santa Catarina com tempo firme, mas frio predominando

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Homem procurado há 10 anos em São Paulo é capturado em Videira

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio do...

Gelo na pista provoca acidentes na SC-135

Na manhã desta quarta-feira (25) o acumulo de gelo...

Audiência pública discute vacinação contra Covid-19 em crianças até 5 anos

Na próxima segunda-feira, dia 30, a Assembleia Legislativa de...

Outros Tópicos Interessantes