Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Epagri foca em novo ciclo de avanços para a fruticultura

Pesquisadores da Epagri projetam inovações para a fruticultura de SC com foco em produtividade, meio ambiente e retorno financeiro

Atividade essencial para a economia de dezenas de municípios catarinenses, a fruticultura tem recebido atenção especial da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Conhecida por gerar emprego e renda, a cadeia produtiva também exige investimentos constantes e adoção de novas tecnologias.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Nesta semana, mais de 50 pesquisadores da instituição reúnem-se no Centro de Treinamento de Videira, no Meio-Oeste do Estado, para debater as principais demandas do setor e dar início à formulação de projetos de pesquisa que serão executados a partir de 2026. As discussões envolvem culturas como maçã, banana, pêssego, ameixa, pitaia, uva, maracujá, laranja e tangerina.

Publicidade

Além dos profissionais de Videira, participam do encontro representantes das estações experimentais de Caçador, Itajaí, São Joaquim e Urussanga; do Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar (Cepaf), de Chapecó; do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Cepa); e do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram).

Veja também

Real é a 3ª moeda que mais perde valor frente ao dólar após “tarifaço” de Trump

CIDASC leva educação sanitária para alunos de Rio das Antas

Concurso Público: Vagas abertas em Videira, Salto Veloso e mais

Entre os principais objetivos dos novos projetos estão o aumento da produtividade e da qualidade das frutas, a preservação dos recursos naturais — como solo e água —, e a redução do uso de mão de obra nas propriedades. Isso deve proporcionar melhor remuneração aos fruticultores e maior retorno econômico ao setor.

“Estamos reunidos com o objetivo de definir novos projetos e ações, para execução a partir de 2026, em busca de soluções para as necessidades e gargalos dos fruticultores. Nos últimos anos tivemos bastante sucesso. Lançamos várias tecnologias disponibilizadas aos produtores e muitos artigos técnicos científicos que mostram e provam os avanços nas diversas cadeias produtivas da fruticultura, buscando sempre a qualidade, a produtividade, a preservação do meio ambiente e o retorno econômico”, destaca Luiz Antônio Palladini, coordenador do Programa de Fruticultura da Epagri.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Fonte:
Alessandro Schneider | Portal RBV - com informações Pablo Gomes | Epagri/Fapesc

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

CDL Caçador sorteia carro zero km e vale-compras neste sábado

A CDL Caçador realiza neste sábado, dia 17 de...

Vagas de emprego em Videira: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Videira e região somam dezenas...

Tenista expõe queimadura solar e alerta para risco do calor na Austrália

A tenista mexicana Renata Zarazua recorreu às redes sociais...

Carro sai da pista e derruba poste na estrada geral do Rio Bugre

Duas pessoas foram encaminhadas ao hospital após um acidente...

Nuvem em forma de anjo chama atenção de moradores de pequena cidade catarinense

Moradores de Pomerode foram surpreendidos por um fenômeno pouco...

Mais Lidas da semana

Homem é baleado em tentativa de homicídio no interior de Caçador

Homem é baleado em tentativa de homicídio no interior...

Homem mata esposa e filha e morre após confronto com a PM

Um crime grave registrado na manhã desta sexta-feira (9)...

Caminhoneiro morre após ser atingido por carro furtado em SC

Um grave acidente de trânsito registrado na noite desta...

Adolescente envenena marmita dos pais após briga

Uma adolescente de 17 anos foi apreendida em flagrante...

STF reconhece direito à liberdade provisória para Claudia Tavares

O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu que Claudia Fernanda...

Outros Tópicos Interessantes