Fórum discute vigilância e controle da Influenza Aviária e Newcastle em Santa Catarina

O evento será transmitido ao vivo no YouTube da Cidasc, reúne especialistas para discutir a prevenção e o controle dessas doenças que afetam a avicultura

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) promove, nesta terça-feira, dia 20 de maio, o 1º Fórum Estadual sobre Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) e Doença de Newcastle (DNC). O evento será realizado presencialmente no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), às 13h30, e contará com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Cidasc no YouTube.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Com o objetivo de ampliar o debate sobre essas importantes enfermidades que afetam a avicultura, o fórum reúne especialistas e autoridades para tratar de estratégias de prevenção, controle e vigilância sanitária.

Publicidade

A avicultura catarinense, um dos pilares da agropecuária estadual, depende diretamente da sanidade dos plantéis para manter sua competitividade e acesso ao mercado internacional.

A iniciativa é liderada pela Cidasc, empresa vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR). O evento conta com o apoio da Associação Catarinense de Avicultura (Acav) e do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne).

Essa programação faz parte das ações do Mês da Promoção da Saúde Animal e Vegetal, que reforça a importância do cuidado sanitário na produção agropecuária.

A seguir, a programação completa do fórum

  • 13h30 às 13h40: Abertura – Celles Regina de Matos, presidente da Cidasc
  • 13h40 às 14h10: “Vigilância baseada em risco para Influenza Aviária” – Fernando Ferreira (USP)
  • 14h10 às 14h40: “Atualização sobre IAAP em animais silvestres” – Cristiane Kiyomi Miyaji Kolesnikovas (Associação R3 Animal)
  • 14h40 às 15h10: “Vigilância para IA e DNC em SC” – Carolina Damo e Claudia Scotti Ducioni Matos (Cidasc)
  • 15h10 às 15h40: “Situação das exigências de mercado para comercialização de produtos em relação aos acontecimentos atuais” – Sula Alves (ABPA)
  • 15h40 às 16h10: Debate aberto ao público
  • 16h10 às 16h20: Encerramento oficial do evento

Com especialistas renomados e pautas estratégicas, o fórum busca fortalecer as medidas de biosseguridade e reafirmar o compromisso de Santa Catarina com a saúde animal. A participação de representantes do setor público e privado reforça a importância da atuação conjunta para proteger a cadeia produtiva avícola.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Cidasc

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Publicaçao Legal – EXTRATO DE DECISÃO FINAL – PROCESSO ADMINISTRATIVO DE RESPONSABILIZAÇÃO Nº 05/2026

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ EXTRATO DE DECISÃO...

Quarta-feira terá o amanhecer mais frio da semana em Santa Catarina

A onda de frio continua predominando em Santa Catarina...

Entenda um pouco mais sobre a investigação de Prefeituras de SC quanto a licitações de shows

Uma investigação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC)...

Protesto na CBF cobra mudanças após eliminação do Brasil na Copa do Mundo de 2026

A eliminação da Seleção Brasileira nas oitavas de final...

Agricultor de 67 anos morre após ser atacado por vaca em propriedade rural de SC

Um agricultor de 67 anos morreu após ser atacado...

Sebrae/SC promove oficina sobre fluxo de caixa e capital de giro

Empresários, microempreendedores e pessoas interessadas em fortalecer a gestão...

Videirense conquista destaque entre os melhores do país no Campeonato Brasileiro de BMX

O atleta videirense Dionatan César Maculan conquistou um importante...