Ícone do site PortalRBV

Gripe aviária leva China e Europa a suspenderem compra de frango do Brasil

Fórum discute vigilância e controle da Influenza Aviária e Newcastle em Santa Catarina

Foto: Divulgação

O primeiro caso de gripe aviária em granja comercial no Brasil, confirmado em 16 de maio de 2025, gerou reações imediatas no mercado internacional. A China, principal destino das exportações brasileiras de frango, anunciou a suspensão das compras por 60 dias, afetando aproximadamente 14% das exportações brasileiras de carne de frango.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Além da China, a União Europeia também impôs restrições às importações de frango brasileiro.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, confirmou que a suspensão automática foi acionada após a confirmação do foco de gripe aviária em uma granja no Rio Grande do Sul.

A medida segue o protocolo de exportação acordado entre o Brasil e o bloco europeu, que prevê a suspensão após a identificação de casos de gripe aviária em granjas comerciais.

Veja também

Santa Catarina registra aumento de 12% em denúncias de abuso sexual infantil

Descontos indevidos no INSS geram quase 2.700 denúncias no Procon-SC

Outros países, como Japão, Reino Unido, Argentina, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita, adotaram medidas de restrição mais localizadas, limitando as suspensões às regiões ou municípios diretamente afetados pelo surto. Essas ações refletem protocolos de regionalização acordados entre o Brasil e esses países.

O governo brasileiro está trabalhando para conter o surto no Rio Grande do Sul e minimizar os impactos no comércio internacional.

O ministro Fávaro expressou confiança de que, se o foco for erradicado rapidamente, as restrições poderão ser levantadas antes do término dos 60 dias estabelecidos.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile