O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) anunciou nesta quarta-feira (14) a suspensão imediata das importações de tilápia do Vietnã, em meio a preocupações sobre a possível introdução do Vírus da Tilápia de Lago (TiLV) no país.
A medida, publicada no Diário Oficial da União, visa revisar o protocolo sanitário vigente para garantir a segurança alimentar e a saúde dos consumidores brasileiros.
O despacho decisório também instrui a Secretaria de Defesa Agropecuária a realizar a revisão do protocolo sanitário e adotar os procedimentos necessários.
A decisão foi tomada após consultas com o Ministério da Pesca e Aquicultura, a Câmara Setorial da Produção e Indústria de Pescados e representantes dos tilapicultores, visando compreender os impactos e necessidades do setor.
“É preciso ter prudência, garantir qualidade e sanidade à produção brasileira”, afirmou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
Veja também
CNA lança programa Agro.BR Mulheres
Linguiça Blumenau conquista Indicação Geográfica catarinense
“O Brasil é esse grande produtor e exportador de alimentos porque tem na sua defesa agropecuária a régua no limite máximo, garantindo a qualidade dos nossos produtos. Nós não podemos e nunca iremos precarizar com esse assunto. Isso é muito importante”, finaliza Fávaro.
Tilápia do Vietnã continua com suspensão
A suspensão das importações do Vietnã permanecerá em vigor até que seja concluída a revisão do protocolo sanitário, assegurando que as medidas de controle sejam adequadas para proteger a saúde pública e o setor agropecuário brasileiro.