Foto: Canva
O início do outono em 2024 traz a expectativa de que a chuva e o frio voltem à normalidade. O outono iniciou às 00h06 desta quarta-feira, 20 de março, e terminará em 20 de junho. Diferente de 2023, quando houve prejuízos diversos devido aos fatores climáticos adversos, influenciados pelo fenômeno El Niño, a transição do verão para outono em 2024 deve trazer condições mais favoráveis à agricultura, destaca o Gerente da Estação Experimental da Epagri em Videira, engenheiro agrônomo André Kulkamp de Souza.
De acordo com André, a transição de estações deve trazer implicações diferentes das enfrentadas pela agricultura na última safra. “Entramos agora no outono, que é um período não tão ativo em quantidade de atividades, mas muito importante também para se ter uma boa safra a longo prazo. Estamos na expectativa de confirmar um período menos chuvoso em relação ao que tivemos no ano passado, que foi bastante complicado.”
O agrônomo explica que as previsões indicam um retorno das temperaturas dentro da normalidade nesse início do outono, com a possibilidade de um frio precoce e mais intenso. “Principalmente um frio precoce, então a tendência é de temperaturas baixas. Não tivemos inverno no ano passado, tivemos apenas um ou dois episódios de geada em parte da região Meio-Oeste de Santa Catarina, então esperamos sim um frio adequado na hora certa para que tenhamos uma safra bastante promissora na saída desse período de inverno.”
Veja também
El Niño afeta qualidade e aumenta custos para produtores de SC
Epagri dá início ao curso Jovem Rural 2024 em Videira
André também abordou a situação da safra de uva 2023/2024, destacando as perdas significativas. “Tivemos uma perda de pelo menos 50% na nossa região, que é a principal região produtora de uva do Estado de Santa Catarina. Já finalizamos a safra faz algumas semanas, e as perdas que estávamos estimando se confirmam, em torno de metade do que é normal.”
Apesar das dificuldades enfrentadas, o engenheiro ressalta a importância do aprendizado para os produtores. “Esse foi mais um ano de bastante aprendizado. Os produtores que estavam mais bem preparados e conseguiram contornar melhor essas situações foram bem remunerados.”
Com a chegada do outono, André aconselha os produtores a manterem seus cuidados com as plantações. “É um período em que o produtor precisa pensar em manter a sanidade das plantas. Ele precisa seguir cuidando do seu pomar, do seu parreiral, para que passe pelo inverno de uma forma adequada.”
Para as próximas etapas, ele destacou a importância da semeadura de plantas de cobertura e do início do período de poda. “A partir de julho para frutas de caroço e a partir de agosto para a videira, inicia-se o período de poda que dá o start para a safra de 2024/2025.”
Com as expectativas voltadas para uma estação mais equilibrada a partir desse início do outono, os agricultores se preparam para os desafios e oportunidades que o outono trará para o setor.
Na madrugada deste sábado (18), uma operação conjunta da Polícia Militar de Santa Catarina resultou…
Na manhã deste sábado (17), o Observatório Social do Brasil realizou uma blitz educativa no…
Em um prazo de duas horas, entre as 19h e às 21h deste sábado (17),…
Um acidente fatal na noite deste sábado (18) envolveu um veículo Gol, vermelho, com placas…
Você já ficou minutos esfregando uma panela engordurada, desejando um milagre que fizesse todo aquele…
As meninas do Avaí/Kindermann derrotaram na tarde deste sábado (17) a equipe do Vasco da…
This website uses cookies.